Depois do desaparecimento de um grupo de sete jovens no México ter motivado uma manifestação contra o crescimento da violência no país, os jovens terão sido finalmente encontrados, mas o caso terminou de forma trágica. As autoridades terão resgatado o grupo na quarta-feira, com apenas um dos desaparecidos a ser recuperado com vida.
O incidente ocorreu no estado de Zacatecas, no centro do país. As autoridades ainda não confirmaram que os corpos encontrados na quarta-feira são dos mesmos jovens que foram raptados de uma quinta no domingo.
O único sobrevivente foi encontrado com ferimentos graves na cabeça, e a polícia avançou, citada pela CBS News, que este se encontra estável.
Foram detidas duas pessoas e a polícia estatal de Zacatecas disse que "há uma grande probabilidade que estejam associados" ao rapto e morte dos jovens.
O caso é o mais recente numa onda de violência generalizada no México, desde tiroteios associados ao narcotráfico a raptos de grupos de jovens com a intenção de os obrigar a fazer parte destes grupos. No início da semana, os familiares do grupo organizaram um protesto contra os raptos em massa, pedindo que as autoridades e o governo tomem medidas preventivas concretas.
A região de Zacatecas em si é uma das mais violentas, por ser também um dos principais pontos de trânsito de drogas sintéticas em direção aos Estados Unidos, em particular o fentanil, que tem estado na base de uma nova crise de consumo de estupefacientes nos EUA. A agência norte-americana de investigação ao narcotráfico afirmou, à CBS News, que dois cartéis são regularmente associados ao aumento do consumo de fentanil a norte.
O departamento de Estado dos EUA declarou que o estado de Zacatecas não é seguro para viajantes, emitindo um aviso sobre o "crime violento, extorsão e atividade criminosa" que se generalizou na região.
Leia Também: Matou meia irmã de 12 anos e amarrou-lhe pés e mãos no México. Foi detido