Investigada morte de homem que caiu da janela após ser atingido com taser

Ayuub Hassan Abdi caiu da janela do sótão de sua casa, após ter sido atingido com um taser por um agente da polícia.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
22/09/2023 19:41 ‧ 22/09/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Reino Unido

A morte de Ayuub Hassan Abdi, que caiu da janela do sótão de uma casa no início do mês, em Lozells, no Reino Unido, está a ser investigada pelo Gabinete Independente de Comportamento Policial (IOPC, na sigla em inglês).

Ao que este gabinete apurou, diz o jornal The Mirror, dois agentes da polícia, que respondiam a uma denúncia de ataque com faca aos moradores da casa, encontravam-se no sótão, com Hassan Abdi, tendo um deles atingido o homem com um taser, à medida que este se aproximava de uma janela aberta.

Agora, os agentes estão a ser investigados por homicídio culposo, agressão comum e agressão com lesão corporal real. O agente que utilizou o taser recebeu também uma notificação de má conduta grave.

O incidente ocorreu na madrugada de 6 de setembro e o IOPC foi informado na manhã desse mesmo dia.

Hassan Abdi, de 34 anos, foi transportado para um hospital local com ferimentos graves, acabando por morrer no dia seguinte. O seu corpo foi alvo de uma autópsia a 13 de setembro e estão a ser analisadas as imagens captadas pelas 'bodycams' dos agentes que estiveram no sótão, bem como os testemunhos de outros agentes presentes na ocorrência.

"Temos estado em contacto com a família do Sr. Abdi para expressar a nossa solidariedade e explicar o nosso papel. Os nossos pensamentos estão com eles e com todos aqueles afetados pela sua morte. Realizaremos uma investigação completa e independente de todas as circunstâncias que rodearam a morte do Sr. Abdi. Isto incluirá a observação das ações e da tomada de decisões dos agentes presentes", disse o diretor regional do IOPC na região de West Midlands, Derrick Campbell.

O diretor regional acrescentou ainda que "a polícia pode usar a força no desempenho das suas funções", examinando o IOPC agora "se qualquer força usada foi razoável, necessária e proporcional".

"Após a conclusão da nossa investigação, decidiremos se encaminharemos o assunto ao Crown Prosecution Service para uma eventual acusação e determinaremos se algum oficial deve enfrentar processo disciplinar", concluiu, citado pelo The Mirror.

Leia Também: Homem detido após colidir com carro da polícia no Reino Unido

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas