A morte de Ayuub Hassan Abdi, que caiu da janela do sótão de uma casa no início do mês, em Lozells, no Reino Unido, está a ser investigada pelo Gabinete Independente de Comportamento Policial (IOPC, na sigla em inglês).
Ao que este gabinete apurou, diz o jornal The Mirror, dois agentes da polícia, que respondiam a uma denúncia de ataque com faca aos moradores da casa, encontravam-se no sótão, com Hassan Abdi, tendo um deles atingido o homem com um taser, à medida que este se aproximava de uma janela aberta.
Agora, os agentes estão a ser investigados por homicídio culposo, agressão comum e agressão com lesão corporal real. O agente que utilizou o taser recebeu também uma notificação de má conduta grave.
O incidente ocorreu na madrugada de 6 de setembro e o IOPC foi informado na manhã desse mesmo dia.
Hassan Abdi, de 34 anos, foi transportado para um hospital local com ferimentos graves, acabando por morrer no dia seguinte. O seu corpo foi alvo de uma autópsia a 13 de setembro e estão a ser analisadas as imagens captadas pelas 'bodycams' dos agentes que estiveram no sótão, bem como os testemunhos de outros agentes presentes na ocorrência.
"Temos estado em contacto com a família do Sr. Abdi para expressar a nossa solidariedade e explicar o nosso papel. Os nossos pensamentos estão com eles e com todos aqueles afetados pela sua morte. Realizaremos uma investigação completa e independente de todas as circunstâncias que rodearam a morte do Sr. Abdi. Isto incluirá a observação das ações e da tomada de decisões dos agentes presentes", disse o diretor regional do IOPC na região de West Midlands, Derrick Campbell.
O diretor regional acrescentou ainda que "a polícia pode usar a força no desempenho das suas funções", examinando o IOPC agora "se qualquer força usada foi razoável, necessária e proporcional".
"Após a conclusão da nossa investigação, decidiremos se encaminharemos o assunto ao Crown Prosecution Service para uma eventual acusação e determinaremos se algum oficial deve enfrentar processo disciplinar", concluiu, citado pelo The Mirror.
Leia Também: Homem detido após colidir com carro da polícia no Reino Unido