As autoridades numa zona vila perto de Chicago, nos Estados Unidos, encontraram uma família assassinada no interior de uma habitação, com os dois pais, duas crianças e ainda três cães mortos a tiro no domingo à noite.
A polícia foi notificada por um membro da família, que pediu que fosse feita uma revista à habitação depois de uma das vítimas não ter aparecido para trabalhar naquele dia. Segundo explicou à NBC News o vice-chefe da polícia de Romeoville, Chris Burne, os detetives estão a investigar o caso e a pedir ajuda à população para possíveis pistas.
"Não acreditamos que o suspeito esteja entre as vítimas. Não se trata de um homicídio seguido de suicídio", afirmou Burne, na segunda-feira.
Burne acrescentou que "um membro da família não apareceu ao trabalho às 6 horas de domingo e não atendeu às chamadas telefónicas durante todo o dia, deixando os familiares preocupados". A família foi encontrada pelas 20h43 de domingo.
O casal foi identificado como Alberto Rolon e Zoralda Bartolomei. Não se sabe se eram casados, mas a polícia confirmou que são os pais das duas crianças mortas, cujos nome, sexo e idade não foram divulgados devido à natureza "sensível" do caso.
Please see below for a statement from the Romeoville Police Department. @Romeoville_PD pic.twitter.com/xqUY0Np8gv
— Village of Romeoville (@RomeovilleToday) September 18, 2023
Acredita-se que os tiroteios tenham ocorrido entre as 21 horas de sábado e as 5 horas de domingo. Também são desconhecidos, para já, os motivos que levaram ao incidente, sendo que a polícia não acredita que haja um risco para a comunidade.
Apesar das autoridades não terem feito qualquer detenção, Chris Burne apontou que "não está a decorrer uma busca ativa na área" em torno da habitação.
Segundo os dados disponibilizados pelo site GunViolenceArchive.org, os Estados Unidos estão a caminho de bater vários recordes de violência armada, tendo registado até esta terça-feira 504 tiroteios em massa (incidentes com pelo menos quatro vítimas, mortas ou feridas, excluindo o atirador) em 2023, o que dá uma média de quase dois tiroteios em massa por dia.
Desde o início do ano, morreram 13.766 pessoas devido a incidentes com armas de fogo nos Estados Unidos (excluindo suicídios). As armas de fogo são ainda a principal causa de morte em crianças e adolescentes norte-americanas, superando os acidentes de viação e cancro.
Leia Também: Um morto e sete feridos em dois tiroteios na cidade de Chicago, EUA