Uma mulher brasileira sofreu uma tentativa de burla através do WhatsApp por uma pessoa que se tentou fazer passar pelo seu filho, mas a perspicácia salvou-a.
De acordo com o que contou ao G1, Ad Andrade recebeu uma mensagem na plataforma onde uma pessoa se identificava como sendo o filho - tendo mesmo usado uma fotografia do próprio.
"Fiquei desconfiada. Não era a forma que ele falava. Mas salvei o número. Depois, pediu-me uma quantia alta, o que também me fez estranhar", confessou, explicando que a pessoa pedia uma transferência 2.500 reais (cerca de 481 euros).
À publicação brasileira, Ad Andrade contou que a família tem um esquema para quando precisam de dinheiro emprestado. "Quando alguém precisa fazer transferência, a gente liga um para o outro para identificar se está tudo certo. E ele não atendeu", detalhou.
A mulher pediu ainda para a pessoa do outro lado mandar os dados do Pix, um sistema de transferência de dinheiro muito utilizado no Brasil. "Depois ele mandou o Pix no nome de Ana Paula. Aí eu não aguentei", confessou.
A mulher decidiu confrontar quem estava a burlar e perguntou: "Qual é o nome da sua avó paterna. Diz aí". De resposta, teve uma outra pergunta: "Está desconfiando de mim"?
"Vi que era golpe, tentei identificar quem era e bloqueei", explicou ad Andrade, aconselhando: "Precisamos de desconfiar de tudo, precisamos desconfiar da autenticidade, se não for alguém do seu contato, não acredite".
Leia Também: Conhece a 'burla do copo de água'? PSP deixa alerta (especial a idosos)