Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
MIN 10º MÁX 17º

Netanyahu anuncia visita aos EUA mas sem encontro previsto com Biden

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, vai deslocar-se aos Estados Unidos este mês pela primeira vez desde a sua reeleição, anunciou no domingo o seu gabinete, num período de tensões com a administração de Joe Biden.

Netanyahu anuncia visita aos EUA mas sem encontro previsto com Biden
Notícias ao Minuto

06:53 - 11/09/23 por Lusa

Mundo Benjamin Netanyahu

O dirigente israelita deve chegar a São Francisco no dia 18 de setembro para manter reuniões em Silicon Valley, um centro global de tecnologia e inovação no norte da Califórnia, antes de prosseguir para Nova Iorque para participar na Assembleia-Geral das Nações Unidas, indicou a mesma fonte num comunicado.

De acordo com um porta-voz de Netanyahu, citado pela agência noticiosa AFP, não está previsto qualquer encontro com responsáveis norte-americanos.

Esta deslocação coincide com um aparente regresso das tensões com os Estados Unidos da América (EUA), um reconhecido e tradicional aliado de Israel.

Biden apelou ao Governo de Israel, uma coligação entre nacionalistas conservadores e a extrema-direita, para que não se precipite em impor uma reforma do sistema judicial "fonte de divisão" nacional e que está na origem do mais vasto movimento de protesto da história do país.

No final de julho, a Casa Branca (Presidência norte-americana) qualificou de "lamentável" a aprovação pelo parlamento israelita de uma medida decisiva para a concretização da reforma judicial e que retira diversos poderes aos magistrados em benefício do executivo.

Netanyahu ainda não foi convidado pela Casa Branca desde o seu regresso à chefia do Governo no final de 2022.

No entanto, Biden recebeu recentemente o Presidente israelita, Isaac Herzog, que tem tentado sem sucesso uma aproximação entre as várias fações políticas a nível interno.

O Governo liderado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu é o mais à direita da história de Israel.

Leia Também: Novas manifestações em Israel contra reforma promovida por Netanyahu

Recomendados para si

;
Campo obrigatório