Irão diz ter desmantelado operação de sabotagem de grupo israelita

As autoridades iranianas asseguraram hoje ter desmantelado uma operação de sabotagem contra a sua indústria de Defesa, atribuída aos serviços de informação israelitas, Mossad.

Notícia

© Reuters

Lusa
31/08/2023 13:56 ‧ 31/08/2023 por Lusa

Mundo

Irão

Fontes do Ministério da Defesa do Irão afirmaram que, "durante os últimos meses, uma rede totalmente profissional planeava entregar peças defeituosas à cadeia de abastecimento para a produção de mísseis avançados", que procurava realizar "com a cooperação de alguns elementos infiltrados".

As mesmas fontes do Ministério da Defesa explicam que os membros desta rede "caíram numa armadilha preparada pelas forças de segurança" do Irão, o que permitiu desmantelar o grupo.

De acordo com esta versão, a Mossad estava por detrás do plano, sendo acusada de "tentar vender as peças para converter os foguetes fabricados em dispositivos explosivos para danificar linhas industriais e ferir funcionários que trabalham nesta área".

"Apesar desta trama muito complicada arquitetada pelo inimigo sionista, a ação esteve sob supervisão dos serviços de informação desde o início e foi completamente neutralizada após a detenção dos seus agentes".

O anúncio deste desmantelamento da rede ocorreu poucas horas depois de o Ministério da Informação iraniano ter garantido o desmantelamento de várias "células terroristas e de sabotagem" alegadamente ligadas a Israel, operações realizadas nos últimos dias que teriam resultado na detenção de perto de 15 suspeitos.

Leia Também: Irão ameaça retaliar contra Israel por ataque a aeroporto na cidade síria

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas