Meteorologia

  • 19 JUNHO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

Roménia destaca meios para procurar minas perdidas no Mar Negro

A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022 e, desde então, têm sido colocadas minas no Mar Negro pelos combatentes.

Roménia destaca meios para procurar minas perdidas no Mar Negro
Notícias ao Minuto

16:14 - 14/08/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Roménia

A Marinha da Roménia anunciou, esta segunda-feira, que destacou um navio e um helicóptero para procurar minas perdidas na costa do Mar Negro, depois de um cais na estância balnear de Costinesti ter sido fortemente danificado por uma explosão, reporta a Reuters.

A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022 e, desde então, têm sido colocadas minas no Mar Negro pelos combatentes. Equipas de mergulho militares romenas, búlgaras e turcas têm vindo a desativar, ao longo dos últimos meses, as minas que acabam por se deslocar para as suas águas.

Este mar é crucial para o transporte de cereais, petróleo e produtos petrolíferos e é partilhado pela Bulgária, Roménia, Geórgia e Turquia, bem como pela Ucrânia e Rússia.

A Marinha romena disse que os seus mergulhadores ainda estão a investigar se a explosão no cais, que não causou vítimas, foi provocada por uma mina. Por outro lado, os relatos de outra mina à deriva perto do porto de Mangalia são infundados, segundo a mesma fonte.

A Roménia, membro da União Europeia e da NATO, partilha uma fronteira de 650 quilómetros com a Ucrânia, é anfitriã de um sistema de defesa de mísseis balísticos dos Estados Unidos e, desde o ano passado, tem um grupo de combate permanente da Aliança Atlântica estacionado no seu território.

Leia Também: Tiros contra cargueiro? "Clara violação do direito internacional"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório