O exército da Jordânia abateu, este domingo, um drone que transportava metanfetaminas e que voava para território jordano a partir da vizinha Síria, informou a agência noticiosa estatal Petra, aqui citada pela Reuters.
A Síria, devastada pela guerra, tornou-se o centro de um comércio de droga multimilionário, sendo a Jordânia a principal rota de trânsito para os países do Golfo, ricos em petróleo, de uma anfetamina fabricada na Síria, conhecida como captagon, segundo as autoridades ocidentais antidroga e os Estados Unidos.
Citando uma fonte das forças armadas jordanas, a agência estatal avançou que o drone foi "controlado e abatido".
As forças armadas jordanas já tinham anteriormente derrubado drones da Síria que transportavam narcóticos ou armas, mas raramente identificaram as drogas apreendidas como sendo metanfetaminas.
Os responsáveis militares e de segurança da Jordânia e da Síria reuniram-se para discutir formas de travar o crescente problema do contrabando. Apesar das promessas de Damasco, a Jordânia diz não ter visto qualquer tentativa real de travar o comércio ilícito.
As autoridades sírias não se pronunciaram ainda sobre este incidente. Numa entrevista na semana passada, o presidente sírio, Bashar al-Assad, negou o papel da Síria no tráfico de droga, dizendo que acabar com o contrabando de narcóticos era um interesse comum que a Síria partilha com os países árabes.
Leia Também: Apreendida no Texas metanfetamina escondida em vegetais. Valia milhões