Kyiv critica polacos por proibição a produtos agrícolas ucranianos

O Governo ucraniano criticou hoje o Executivo polaco por insistir em vetar a entrada dos produtos agrícolas no seu mercado, quando acontece uma campanha russa contra as exportações ucranianas de cereais.

Notícia

© Vitalii Nosach/Global Images Ukraine via Getty Images

Lusa
21/07/2023 09:28 ‧ 21/07/2023 por Lusa

Mundo

Ucrânia

"O Mar Negro está encerrado para as exportações ucranianas. A Ucrânia e o mundo estão, mais uma vez, à beira de uma crise alimentar global e a liderança polaca diz que também encerrará as suas fronteiras aos cereais ucranianos", declarou a vice-primeira-ministra ucraniana, Olga Stefanishina, na rede social Twitter.

A representante do Governo ucraniano acusou o Governo polaco de manter esta decisão por motivos eleitorais, uma vez que a Polónia deverá realizar eleições gerais no final deste ano.

"Democracia é quando o governo age como poder executivo, não como quartel-general de campanha", afirmou Stefanishina, pedindo aos parceiros da Ucrânia que apoiem as exportações do seu setor agrícola, permitindo o acesso sem restrições dos seus produtos na União Europeia.

 

 

A Polónia foi, desde o início da invasão russa, um dos países que mais ajudou a Ucrânia militar e politicamente. A controvérsia em torno das exportações agrícolas ucranianas tem sido uma fonte recorrente de tensão entre os dois aliados nos últimos meses.

A vice-primeira-ministra ucraniana também pediu "um mecanismo de compensação para os agricultores ucranianos que continuam a trabalhar nos seus campos e a arriscar as suas vidas".

O primeiro-ministro ucraniano, Denis Shmigal, fez declarações semelhantes, classificando a posição polaca de "hostil e populista" e pediu à Comissão Europeia que garanta o livre acesso dos produtos agrícolas ucranianos ao seu mercado comum.

Polónia, Roménia, Hungria, Bulgária e Eslováquia opõem-se à entrada de produtos agrícolas ucranianos devido aos efeitos negativos que sentiram neste setor.

Leia Também: AO MINUTO: Novos ataques em Odessa; Caças F-16? "Até ao final do ano"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas