Scholz apela à defesa do ideal europeu saído da Segunda Guerra Mundial

O chanceler cessante alemão, Olaf Scholz, apelou hoje à defesa do ideal europeu surgido após a Segunda Guerra Mundial, durante as comemorações do octogésimo aniversário da libertação do campo de concentração nazi de Neuengamme, perto da cidade de Hamburgo.

Notícia

© Getty Images

Lusa
03/05/2025 17:04 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Alemanha

Uma das lições essenciais dos crimes cometidos pelos nazis é a "profunda convicção" de que os europeus devem deixar para trás a guerra neste continente, disse Scholz durante a cerimónia, onde mais uma vez condenou a invasão da Ucrânia pela Rússia como uma violação deste acordo.

 

Diante de uma Europa de "reconciliação, liberdade e democracia" e de sociedades que combatem o antissemitismo e o racismo e protegem a dignidade humana, "autocratas, extremistas e populistas" estão a posicionar-se em todo o mundo, procurando "atacar e destruir esses ideais", afirmou o chanceler, citado pela agência EFE.

"Não podemos permitir isso, a Alemanha em particular não pode permitir isso. Porque devemos estar cientes dos abismos aos quais o imperialismo, a privação de direitos e o ódio racial levam", disse.

No discurso, Scholz lembrou que pelo menos 100.000 prisioneiros de toda a Europa passaram por Neuengamme, o maior dos campos de concentração estabelecidos pela SS nazi no noroeste da Alemanha.

Pelo menos 42.900 prisioneiros de Neuengamme perderam a vida durante a estadia no campo, executados, enforcados ou devido às condições desumanas, disse o chanceler, enfatizando que os crimes ocorreram "à vista de todos".

A cerimónia no antigo campo de concentração contou com a presença de delegações e familiares de ex-prisioneiros da Bélgica, Dinamarca, Croácia, Espanha, Estados Unidos, França, Israel, Itália, Holanda, Bolonha, Suíça e Reino Unido.

Leia Também: AfD extremista? Vance junta-se a Rubio e Musk nas críticas à Alemanha

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas