Meteorologia

  • 21 FEVEREIRO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 20º

UE preocupada com RDCongo felicita Conselho de Segurança da ONU

A União Europeia (UE) manifestou-se hoje "seriamente preocupada" com a situação no leste da República Democrática do Congo (RDCongo), felicitando a renovação do mandato do Grupo de Peritos do Comité de Sanções das Nações Unidas.

UE preocupada com RDCongo felicita Conselho de Segurança da ONU
Notícias ao Minuto

14:14 - 07/07/23 por Lusa

Mundo RDCongo

Num comunicado hoje divulgado pelo chefe da diplomacia dos 27, Josep Borrell, a UE diz-se "seriamente preocupada com o agravamento da situação humanitária e de segurança, que recentemente levou as Nações Unidas a intensificar imediatamente as operações humanitárias no Leste da RDCongo".

O alto representante para a Política Externa da UE disse-se satisfeito com o facto de o Conselho de Segurança Organização das Nações Unidas ONU) ter prorrogado o mandato do Grupo de Peritos da ONU", investido pelo Comité de Sanções das Nações Unidas.

"A UE está indignada com os níveis de violência e as atrocidades que continuam a ser perpetradas impunemente contra a população civil", declarou ainda Borrell, apontando o dedo a cinco grupos rebeldes, cujas atrocidades condena.

Borrell considerou também que os responsáveis pelas violações dos direitos humanos e do direito humanitário internacional devem ser levados a tribunal e deve ser assegurada a plena responsabilização, louvando a "decisão do Procurador do Tribunal Penal Internacional de analisar os atos cometidos no Kivu do Norte a pedido das autoridades da RDCongo.

Em 27 de junho, o Conselho de Segurança da ONU renovou o mandato do grupo de peritos que auxilia o Comité de Sanções da RDCongo, até 01 de agosto do próximo ano, e prolongou as sanções à RDCongo até 01 de julho de 2024.

Desde 1998, o leste da RDCongo está mergulhado num conflito alimentado por milícias rebeldes e pelo exército.

Leia Também: RDCongo quer acordo de segurança com África do Sul

Recomendados para si

;
Campo obrigatório