Meteorologia

  • 03 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 9º MÁX 15º

Joe Biden diz que Putin está "a perder a guerra no Iraque" em nova gafe

É a terceira vez que o presidente dos EUA confunde a guerra na Ucrânia com a guerra no Iraque. Vejas as imagens.

Notícias ao Minuto

23:24 - 28/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, protagonizou, esta quarta-feira, um novo momento insólito que incluiu a guerra na Ucrânia e a guerra no Iraque. Esta é a terceira vez que o chefe de Estado norte-americano confunde os dois conflitos armados.

Em declarações aos jornalistas, que pode ver no vídeo acima, Joe Biden afirmou que o seu homólogo russo, Vladimir Putin, "está claramente a perder a guerra no Iraque".

Foi também questionado por uma jornalista na Casa Branca que Biden afirmou que Putin se tornou "num pária em todo o mundo".

Em novembro, o presidente norte-americano falou sobre a inflação no país, frisando que se trata de "um problema mundial devido a uma guerra no Iraque, ao impacto sobre o petróleo e ao que a Rússia está a fazer". 

Uma semana depois, comentou o anúncio da retirada das tropas russas da cidade de Kherson, onde cometeu uma nova gafe sobre o tema. "Quer os russos estejam ou não a recuar de Fallujah", afirmou, numa referência à cidade iraquiana, que há cerca de 20 anos foi palco da batalha mais sangrenta da guerra no Iraque. "Quer dizer… Kherson, a cidade de Kherson", acrescentou.

Sublinhe-se que a guerra na Ucrânia começou após a invasão das tropas russas, em fevereiro de 2022, quase 20 anos após os Estados Unidos e os seus aliados terem invadido o Iraque.

Leia Também: Biden chama a Putin um "pária" que "está claramente a perder a guerra"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório