Meteorologia

  • 03 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 9º MÁX 15º

Caos e destruição. Vídeo mostra Kramatorsk após ataque com mísseis

Cidade é a última grande concentração urbana sob controlo ucraniano no leste do país. Veja no vídeo abaixo a destruição causada pelo ataque levado a cabo na terça-feira e que causou várias vítimas mortais, incluindo crianças.

Notícias ao Minuto

08:41 - 28/06/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

Um ataque com mísseis russos em Kramatorsk, no leste da Ucrânia, deixou um rasto de destruição na cidade, tal como revelam as imagens que vão chegando, nomeadamente através das redes sociais. 

Um vídeo divulgado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia - e que pode ver na galeria acima - mostra a dimensão do ataque, que atingiu um restaurante, e os estragos causados.

Note-se que, à medida que o tempo passa, e no decurso das operações de busca e resgate por sobreviventes nos escombros, vai sendo atualizado o número de mortos e feridos. O mais recente balanço dos serviços de emergência do país indicam que há pelo menos oito mortos e 56 feridos. Entre as vítimas mortais encontram-se três crianças.

O governador regional da província de Donetsk, Pavlo Kyrylenko, afirmou numa emissora televisiva que o restaurante foi atingido por dois 'rockets' e que, no local, se encontrava "uma grande concentração de civis".

Segundo o responsável, "várias casas, lojas, cafés e outros estabelecimentos foram danificados perto do local do impacto".

À BBC, um jornalista belga que deixou o restaurante minutos antes de ser atingido disse que o espaço estava "lotado".

"Estava cheio de voluntários, soldados e jornalistas", disse.

O presidente da Ucrânia também reagiu e pediu para levar os "terroristas russos" a tribunal pela agressão a esta cidade da província de Donetsk.

"Cada uma dessas manifestações de terror prova repetidamente ao mundo inteiro que a Rússia merece apenas uma coisa como resultado de tudo o que fez: derrota e um tribunal, julgamentos justos e legais contra todos os assassinos e terroristas russos", disse Volodymyr Zelensky.

A cidade de Kramatorsk tinha cerca de 150 mil habitantes antes da invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro do ano passado, e é a última grande concentração urbana sob controlo ucraniano no leste, a cerca de 30 quilómetros da linha da frente.

Leia Também: AO MINUTO: Crianças mortas em Kramatorsk; Putin? "Contagem descrescente"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório