Em nome da igualdade e do direito a cada um usar o fato de banho que quer, o governo da Catalunha, em Espanha, decidiu que as mulheres podem fazer topless nas piscinas públicas, se assim o desejarem.
Numa carta enviada às câmaras municipais, o Departamento de Igualdade e Feminismo de Generalitat (governo da Catalunha), citado pela ABC Cataluña, cita uma lei de 2020 sobre igualdade e não discriminação e lembra as autarquias que devem zelar pelo cumprimento da referida regulamentação, referindo que proibir as mulheres de utilizar as instalações em topless constitui uma "discriminação".
A carta frisa igualmente que não pode ser recusado o acesso às mulheres que optem por usar um fato de banho que cubra mais partes do corpo, como um burkini ou um fato de banho completo.
A medida surge em resposta à pressão de vários grupos, liderados pela Mugrons Lliures (Mamilos Livres), que têm vindo a trabalhar para garantir que todas as mulheres tenham acesso às piscinas municipais, independentemente do seu vestuário.
Na carta, a Generalitat sublinha que não se pode proibir uma mulher de "amamentar um bebé" numa piscina municipal, nem se pode recusar a entrada a qualquer grupo com base na sua origem étnica, sendo igualmente discriminatório. No entanto, especifica também que o vestuário "deve ser adequado à atividade aquática, garantindo a higiene e a saúde pública e cobrindo os órgãos genitais".
Uma longa história
Há cerca de cinco anos, a proibição do topless era generalizada, mas estas organizações conseguiram anular algumas portarias. No verão de 2022, a Generalitat recebeu várias queixas de discriminação nas piscinas públicas.
Por isso, em março passado, enviou uma carta às câmaras municipais, três meses antes da abertura das piscinas, para lhes dar tempo suficiente para alterarem os regulamentos.
Com a divulgação da carta por parte da Generalitat deixam de ser aplicáveis todas as portarias municipais que proibiam o topless ou qualquer uma destas três práticas nas piscinas municipais da Catalunha, "devendo ser modificadas".
Leia Também: Ex-namorada de Ruben Rua mostra-se em topless na praia