NATO. Stoltenberg anuncia reunião sobre adesão da Suécia antes de cimeira

O líder da NATO, Jens Stoltenberg, garantiu hoje que a organização manterá negociações sobre a adesão da Suécia à Aliança Atlântica antes da cimeira do próximo mês, em Vílnius, e com o acordo da Turquia.

secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg

© Getty Imagens

Lusa
26/06/2023 15:14 ‧ 26/06/2023 por Lusa

Mundo

NATO

Stoltenberg disse que conversou com o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e que "concordou em convocar uma reunião de alto nível em Bruxelas antes da cimeira", que se realizará em Vílnius, em 12 e 12 de julho.

"Essa reunião juntará ministros dos Negócios Estrangeiros, chefes de serviços de informações e conselheiros de Segurança Nacional. O objetivo é conseguir progressos rumo à adesão da Suécia à NATO", explicou o secretário-geral da NATO.

A Suécia foi convidada a entrar para a Aliança Atlântica em junho de 2022, mas o seu processo precisa de ser ratificado por todos os 31 estados-membros, incluindo Turquia e Hungria, que têm colocado condições para essa adesão.

Os países ocidentais -- em especial os Estados Unidos -- têm pedido a Ancara para não impedir a adesão da Suécia, alegando que o Governo sueco respeitou os termos de um acordo alcançado com as autoridades turcas, no ano passado, no que diz respeito à atitude contra os movimentos de oposição curdos, incluindo o Partido dos Trabalhadores Curdos (PKK), que a Turquia classifica como grupo terrorista.

Leia Também: NATO diz que rebelião Wagner demonstra que invasão foi "erro estratégico"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas