Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 17º

Solstício de verão. Stonehenge festeja chegada de forma mística

O verão chega esta quarta-feira e promete trazer consigo muita felicidade. Por todo o mundo assinala-se o dia mais longo do ano, mas há locais onde as tradições são mesmo míticas.

Notícias ao Minuto

12:17 - 21/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Verão

O verão começa esta quarta-feira, 21 de junho, o dia mais longo e a noite mais curta de 2023. Por todo o mundo celebra-se o fim da primavera e a chegada da estação mais quente.

Mas porque é que o solstício de verão é tão importante para nós? Além de marcar o começo do verão -  a 21 de junho no hemisfério Norte e a 22 de dezembro no hemisfério Sul –, defendem os especialistas que esta estação traz mais felicidade. Isto é explicado pela maior exposição ao sol, que provoca a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pelo nosso humor. O que, aliado às férias, à praia, aos arraiais e ao maior número de convívios parece aumentar ainda mais a produção desta molécula.

O verão é ainda importante para a agricultura pois a energia adquirida pela radiação solar é utilizada pelas plantas no seu processo de fotossíntese, o que faz com que ela se desenvolva.

É por estes e outros fatores, que um pouco por todo o mundo e por muitas culturas, se festeja o solstício de verão.

Comemorar a chegada do verão no Stonehenge

Por exemplo no Stonehenge, a sul de Inglaterra, milhares de pessoas reúnem-se todos os anos para celebrar o dia mais longo no ano. E este ano não foi exceção. Como pode ver na galeria acima, hippies, espiritualistas, turistas, feiticeiros ou simples curiosos cantaram, dançaram, fizeram ioga e até acarinharam as antigas e misteriosas pedras da planície de Salisbury.

O local, classificado como Património Mundial da Humanidade, esteve aberto das 19h de terça-feira às 8h de hoje (mesma hora em Lisboa). Esta é a única vez do ano que Stonehenge permanece aberto durante a noite. Apesar disso, o álcool, bem como colunas de som são proibidos.

Para os celtas, Stonehenge é um local sagrado, com energia mística, com uma importância secular ligada ao solstício, ao ciclo da vida, da morte e do renascimento. Foi construído por etapas. O início deu-se há mais de 5 mil anos, tendo o único círculo de pedras ainda em pé sido erigido no final do período Neolítico, por volta de 2.500 a.C.

Algumas das pedras terão vindo do País de Gales, a cerca de 240 km de distância, a origem de outras permanece um mistério, o que tem dado azo a algumas teorias engraçadas ao longo dos anos, como serem de outro planeta.

Leia Também: Prepare-se. Onda de calor arranca amanhã nas 'boas-vindas' ao verão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório