Balanço de ataque russo em Kryvyi Rih aumenta para seis mortos

O ataque russo de hoje contra um edifício residencial em Kryvyi Rih, na região de Dnipropetrovsk, sudeste da Ucrânia, provocou seis mortos e dezenas de feridos, segundo um novo balanço das autoridades locais.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Reuters

Lusa
13/06/2023 09:04 ‧ 13/06/2023 por Lusa

Mundo

Guerra na Ucrânia

"Infelizmente, seis pessoas já morreram. A operação de salvamento está a decorrer", disse o chefe da administração militar de Kryvyi Rih, Oleksandr Vilkul, na rede social Telegram, citado pela agência ucraniana Ukrinform.

O Ministério do Interior ucraniano anunciou que as equipas de emergência tinham resgatado 12 pessoas.

O ataque ocorreu antes do amanhecer (hora local), quando um míssil atingiu um edifício de cinco pisos.

O balanço inicial era de três mortos e 25 feridos, mas as autoridades locais admitiram a possibilidade de haver mais vítimas mortais sob os escombros.

A cidade industrial de Kryvyi Rih, onde nasceu o Presidente ucraniano, Volodymyr Zalenskey, tinha mais de 612 mil habitantes antes da guerra iniciada pela Rússia em 24 de fevereiro de 2022.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, condenou o ataque na rede social Twitter, e prometeu que os autores serão responsabilizados.

"Os assassinos russos continuam a sua guerra contra edifícios residenciais, cidades e pessoas comuns. Infelizmente, há mortos e feridos. A operação de salvamento em Kryvyi Rih continua", disse Zelensky.

"Os terroristas russos nunca serão perdoados e serão responsabilizados por cada míssil que lançarem", acrescentou.

A porta-voz do comando Sul das forças armadas ucranianas, Nataliya Humenyuk, atribuiu o ataque ao objetivo russo de tentar destruir centros logísticos de apoio à contraofensiva lançada por Kiev.

"Infelizmente, estão a atingir edifícios residenciais", disse a porta-voz, citada pela Ukrinform.

As forças ucranianas têm em curso uma contraofensiva no sul e leste do país que Zelensky admitiu, na segunda-feira, estar a ser difícil, mas com progressos.

Segundo Zelensky, a operação permitiu recuperar o controlo de sete localidades que tinham sido tomadas pelas tropas russas.

A contraofensiva foi possível graças ao armamento fornecido pelos aliados ocidentais da Ucrânia.

As informações divulgadas pelas duas partes sobre o curso da guerra não podem ser verificadas de forma independente de imediato.

O conflito na Ucrânia mergulhou a Europa naquela que é considerada como a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Desconhece-se o número de baixas civis e militares, mas diversas fontes, incluindo a ONU, têm admitido que será elevado.

Além de fornecerem armamento a Kiev, os aliados ocidentais têm imposto sanções económicas à Rússia para tentar diminuir a sua capacidade de financiar o esforço de guerra.

Leia Também: AO MINUTO: "Ataque massivo" faz 6 mortos; Zelensky elogia contraofensiva

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas