Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Destruição de barragem? "Não comentamos até termos todas as informações"

O Governo britânico disse hoje aguardar "todas as informações disponíveis" sobre a destruição da barragem de Kakhovka, no sul da Ucrânia, antes de se pronunciar e assegurou que Londres não se deixará intimidar pelas "fanfarronices" russas sobre armas ocidentais.

Destruição de barragem? "Não comentamos até termos todas as informações"
Notícias ao Minuto

18:19 - 07/06/23 por Lusa

Mundo James Cleverly

"Não faremos comentários até termos todas as informações disponíveis. Por isso, vamos ser cautelosos nesta matéria", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, James Cleverly, numa entrevista à agência France-Presse (AFP) à margem de uma reunião da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) em Paris.

Na terça-feira, James Cleverly tinha falado de um "ato odioso" equivalente a um "crime de guerra" a propósito da destruição desta barragem no rio Dniepre, numa zona sob controlo russo, o que fez temer uma catástrofe humanitária e ecológica.

No mesmo dia, os Estados Unidos da América (EUA) afirmaram que ainda estavam a avaliar qual o país responsável pela explosão na barragem de Kakhovka pela qual Ucrânia e Rússia se acusam mutuamente.

Na mesma entrevista, o chefe da diplomacia britânica garantiu que Londres não se deixará intimidar pelas "fanfarronices" russas sobre o fornecimento de armas ocidentais à Ucrânia.

"Tomámos a decisão consciente de que a retórica da escalada ou a fanfarronice de [Presidente russo] Vladimir Putin ou do Kremlin não nos impedirão de fazer a coisa certa", disse o ministro.

"À medida que os ucranianos se aproximam do sucesso e da vitória, devemos esperar ainda mais proclamações estridentes, e mais regularmente, do Kremlin", acrescentou.

Na terça-feira, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia de ter minado e feito explodir a barragem, bloqueando assim o caminho para uma contraofensiva ucraniana na parte sul do seu país.

O seu homólogo russo, Vladimir Putin, afirmou hoje que se tratou de um "ato bárbaro" que devia ser imputado a Kiev.

As imagens de satélite partilhadas pela Maxar Technologies mostraram claramente a extensão das inundações nas zonas situadas nas margens do rio, de onde a população civil estava ainda a ser retirada pelas autoridades ucranianas e pelas forças de ocupação russas.

Leia Também: Destruição de barragem na Ucrânia faz temer catástrofe humana e ecológica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório