Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Há mais um governador na (longa) lista de candidatos à Casa Branca

No espaço de dois dias, foram anunciadas duas candidaturas à Casa Branca do lado republicano. Doug Burgum pode ser o terceiro candidato em três dias, preparando-se para promover uma campanha focada no trabalho e num estado reduzido.

Há mais um governador na (longa) lista de candidatos à Casa Branca

O conservador Doug Burgum, o atual governador do pequeno estado rural da Carolina do Norte, deve anunciar, esta quarta-feira, a sua candidatura às eleições presidenciais de 2024, após ter lançado um vídeo no qual faz um resumo da sua vida e antecipa um grande anúncio.

A ABC News dá como certa a candidatura e a confirmar-se tornará Doug Burgum no 12.º candidato republicano a disputar as eleições primárias no partido, que decidirão quem vai a votos em novembro de 2024 contra o presidente, Joe Biden.

Burgum, eleito em 2016 como governador do estado conservador do Dakota do Norte (batendo o candidato republicano escolhido pelo próprio partido), é um antigo empresário da área do software, e no seu vídeo de apresentação, fez questão de vincar as dificuldades de criar uma empresa de sucesso num meio tão afastado - algo que, acredita, lhe dá competências para liderar algo maior.

"Comecei num negócio de engraxar sapatos, trabalhei em elevadores e a limpar chaminés, paguei sozinho a universidade e ganhei uma bolsa na universidade de Stanford. Ignorei aqueles que disseram que o Dakota do Norte é demasiado pequeno, demasiado frio e demasiado remoto para construir uma empresa de software de nível mundial", afirmou.

O governador afirmou ainda que "hoje, a América enfrenta novos desafios e como responder a eles irá definir o nosso futuro. Precisamos de nova liderança para a nossa economia mutável. Inovação sobre regulação. Em vez de desligarmos o gás e petróleo norte-americano, devemos libertar a produção energética e vender energia aos nossos aliados" - uma mensagem pró-combustíveis fósseis que vai de encontro à raiz empresarial da Dakota do Norte, onde a extração de petróleo é a maior fonte de receitas da região, a terceira maior produtora do país.

Numa entrevista em maio ao jornal The Forum, Doug Burgum admitiu que as suas origens num estado pequeno e falta de dimensão mediática serão fatores complicados de ultrapassar, mas vincou que "há valor em ser sempre subestimado".

O governador explicou que a sua abordagem é focada no emprego, na economia, na segurança nacional e na redução do tamanho do Estado, procurando afastar-se dos extremos radicais de direita que têm tomado conta do Partido Republicano (especialmente pela mão de Donald Trump e de Ron DeSantis).

Segundo a emissora norte-americana, Burgum criou uma empresa em 1983, que acabaria por vender à Microsoft em 2001 (mantendo-se na liderança da empresa até 2007). Depois, fundou um grupo de desenvolvimento de imobiliário, passando depois para ser cofundador de uma firma de investimento, em 2008. Só em 2016 é que o candidato entrou na política, derrotando o candidato republicano preferido nas primárias e varrendo facilmente a eleição geral. Em 2020, acabou por ser reeleito facilmente numa zona predominantemente rural e conservadora.

A candidatura será a terceira a ser anunciada em três dias, depois de Chris Christie e Mike Pence terem divulgado as suas candidaturas esta semana.

Doug Burgum é, pelo menos para já, um dos candidatos mais desconhecidos e improváveis das primárias republicanas, esperando-se que seja ofuscado pelos dois titãs do populismo ultraconservador norte-americano: o antigo presidente Donald Trump, o favorito; e Ron DeSantis, o polémico governador da Flórida que tem tentado passar uma imagem mais polida e jovem de Trump.

Na corrida estão também a antiga embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Nikki Haley, o antigo governador do Arkansas, Asa Hutchinson, o senador da Carolina do Sul, Tim Scott, e uma resma de candidatos menos conhecidos, como Vivek Ramaswamy, Larry Elder, Ryan Binkley e Perry Johnson.

Leia Também: Pence anuncia campanha e promete "liderança diferente" à de Trump

Recomendados para si

;
Campo obrigatório