Meteorologia

  • 22 JULHO 2024
Tempo
37º
MIN 18º MÁX 37º

Ucrânia e inteligência artificial na agenda da visita de Sunak aos EUA

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, inicia hoje uma visita de dois dias a Washington, durante a qual pretende falar com o presidente norte-americano, Joe Biden, sobre a futura regulamentação mundial da inteligência artificial.

Ucrânia e inteligência artificial na agenda da visita de Sunak aos EUA
Notícias ao Minuto

12:21 - 07/06/23 por Lusa

Mundo Reino Unido

Os dois líderes vão reunir-se na Casa Branca na tarde de quinta-feira para reafirmar o seu apoio à Ucrânia, na sequência da destruição de uma importante barragem hidroelétrica no sul do país, pela qual Moscovo e Kiev se acusam mutuamente.

Qualquer ataque intencional à barragem de Kakhovka representaria "o ataque mais significativo a infra-estruturas civis na Ucrânia desde o início da guerra e mostraria um novo nível baixo a que a Rússia é capaz na sua agressão", afirmou Sunak à imprensa durante o voo.

Embora Londres e Washington partilhem a mesma posição sobre o conflito na Ucrânia e uma posição firme contra a China, Rishi Sunak quer reforçar a posição do Reino Unido na diplomacia internacional após o Brexit.

O líder do Partido Conservador está também a tentar aproximar-se mais do democrata Joe Biden, que manteve relações distances com os antecessores Boris Johnson e Liz Truss.

Sobre a inteligência artificial (IA), Rishi Sunak gostaria que o futuro regulador mundial ficasse sediado em Londres, de acordo com meios de comunicação britânicos, destacando a experiência do país no setor tecnológico.

Rishi Sunak deverá encontrar-se na quinta-feira de manhã com os principais líderes empresariais americanos, mas desistiu da ideia de concretizar rapidamente de acelerar um acordo comercial com os Estados Unidos pós-Brexit.

Segundo Downing Street, o Reino Unido e os Estados Unidos têm mais de um bilião de libras (1,160 biliões de euros) de investimento mútuo.

Antes da chegada de Rishi Sunak a Washington, Londres anunciou cerca de 14 mil milhões de libras (16,25 mil milhões de euros) de investimentos adicionais dos EUA no Reino Unido, embora uma parte desses investimentos já tenha sido efetuada.

"Tal como a interoperabilidade dos nossos exércitos nos deu uma vantagem sobre os nossos adversários no campo de batalha, uma maior interoperabilidade económica dar-nos-á uma vantagem crucial nas próximas décadas", defendeu Rishi Sunak num comunicado.

Em plena guerra na Ucrânia, a defesa será um dos principais temas de discussão com Joe Biden.

Segundo vários meios de comunicação britânicos, Rishi Sunak vai promover a candidatura do seu ministro da Defesa, Ben Wallace, para suceder ao norueguês Jens Stoltenberg, cujo mandato termina em Outubro.

Antes do encontro com Joe Biden, Rishi Sunak vai depositará uma coroa de flores no Cemitério Nacional de Arlington, perto de Washington, na quarta-feira, antes de se dirigir ao Capitólio para falar com membros do Congresso.

Em seguida, assistirá ao jogo de basebol entre os Washington Nationals e os Arizona Diamondbacks, por ocasião do Dia da Amizade Americano-Britânica, que assinala 238 anos de relações.

Leia Também: Rishi Sunak quer desenvolver relações "próximas e francas" com Joe Biden

Recomendados para si

;
Campo obrigatório