O Papa Francisco já abandonou o hospital universitário Agostino Gemelli, em Roma, Itália, depois de dar entrada no centro de saúde para realizar exames médicos de rotina.
Segundo avançou a agência italiana ANSA, a mesma que deu a notícia sobre a entrada de Francisco no hospital, o Sumo Pontífice saiu do local de carro pelas 11h20, tendo chegado ao Vaticano cerca de 20 minutos depois.
Francisco tinha dado entrada às 10h40 no hospital, para os tais exames de rotina.
Esta é a segunda visita do Sumo Pontífice ao mesmo hospital, depois de, em março, ter sido internado durante alguns dias devido a uma infeção respiratória. Depois da baixa, o líder da Igreja Católica Romana ainda faltou às cerimónias da Sexta Feira Santa no Coliseu de Roma, por receio que o tempo frio pudesse minar a recuperação.
E, já no final de maio, o bispo de Roma faltou a várias reuniões devido a uma "febre", que o Vaticano atribuiu ao calendário sobrecarregado e ao facto de o Papa se encontrar "cansado".
O último ano de Francisco à frente da Santa Sé tem sido marcado por vários problemas de saúde, com o mais notório a ser a dor que tem sofrido no joelho direito e que o tem obrigado a mover-se com a ajuda de uma cadeira de rodas.
Os recentes episódios têm intensificado as preocupações no topo da Igreja Católica Romana, com muitos a considerarem que Francisco, com 86 anos, devia ser o exemplo do seu antecessor, Bento XVI, e demitir-se, em vez de seguir a 'tradição' de ficar no cargo até ao fim da vida.
[Notícia atualizada às 11h27]
Leia Também: Papa Francisco volta ao hospital para realizar exames médicos