Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Senegal continua sob tensão com 15 mortos desde quinta-feira

O Senegal continua hoje sob tensão, um dia após confrontos que fizeram seis mortos, elevando para 15 o número de mortes desde a condenação a dois anos de prisão do opositor Ousmane Sonko, na quinta-feira.

Senegal continua sob tensão com 15 mortos desde quinta-feira
Notícias ao Minuto

16:12 - 03/06/23 por Lusa

Mundo Senegal

"Registámos no dia 02 de junho seis mortos, incluindo quatro na região de Dacar e dois na região de Ziguinchor", disse à AFP o porta-voz do ministro do Interior.

Os confrontos opuseram na noite de sexta-feira pequenos grupos de jovens manifestantes e as forças da ordem em Dacar, nos arredores da capital e no sul do país.

O Ministério do Interior ainda não assinalou qualquer incidente que tenha ocorrido hoje, até ao início da tarde.

Mas, durante a manhã havia ainda pneus queimados e pedras nas ruas, onde vários locais foram saqueados, incluindo lojas e bancos.

Várias redes sociais, como Facebook, WhatsApp ou Twitter, estão sem funcionar, uma medida que o governo diz ter sido adotada para evitar a "difusão de mensagens de ódio e subversivas".

O exército foi destacado para pontos estratégicos e também é visível a presença policial na capital, segundo a AFP.

A violência eclodiu após a condenação a dois anos de prisão do opositor Ousmane Sonko, candidato declarado às presidenciais de 2024, acusado de ter levado à "devassidão" uma jovem com menos de 21 anos, uma sentença que o impede de ser elegível.

Sonko diz desde o início deste caso que se trata de uma conspiração do presidente Macky Sall para o eliminar politicamente e afirma que está "sequestrado" na sua residência pelas forças de segurança, que impedem a aproximação de qualquer pessoa.

Ousmane Sonko pode ser detido "a qualquer momento", afirmou o ministro da Justiça Ismaïla Madior Fall.

Leia Também: CEDEAO condena violência contra forças de segurança no Senegal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório