Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

OMS prevê declarar fim do surto de Marburgo na Guiné Equatorial

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse hoje que espera declarar o fim do surto do vírus de Marburgo na Guiné Equatorial na próxima semana, com 17 casos confirmados e 12 mortes pela doença.

OMS prevê declarar fim do surto de Marburgo na Guiné Equatorial
Notícias ao Minuto

17:27 - 02/06/23 por Lusa

Mundo Guiné Equatorial

O anúncio surge após ter confirmado o fim do surto de Marburgo na Tanzânia, onde o vírus afetou nove pessoas, seis das quais morreram.

O fim do surto na Tanzânia "foi declarado 42 dias depois de o último caso ter dado negativo pela segunda vez", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na sua conferência de imprensa semanal.

A mesma situação repetir-se-á na Guiné Equatorial na próxima semana e o surto será encerrado de acordo com os requisitos da OMS, "se não forem detetados novos casos", acrescentou.

No entanto, a OMS continuará a apoiar ambos os países na prevenção de novos surtos da doença, semelhante ao Ébola, que também tem taxas de mortalidade muito elevadas, avançou o responsável da organização.

Os casos na Guiné Equatorial, que pertence à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), foram diagnosticados entre 13 de fevereiro e 20 de abril, e houve 23 outros casos suspeitos (todos fatais) que não puderam ser confirmados devido à falta de testes.

O Marburgo é uma febre hemorrágica viral, altamente contagiosa, da mesma família que a doença mais conhecida do vírus Ébola, e estima-se que já tenha matado mais de 3.500 pessoas em África.

A doença, para a qual não existe vacina nem tratamento específico, foi detetada em 1967 na cidade alemã de Marburgo, origem do seu nome, por técnicos de laboratório que foram infetados quando investigavam macacos levados do Uganda.

Leia Também: Tanzânia declara fim da epidemia do vírus de Marburgo após seis mortes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório