Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Lavrov considera "miragens" acusações sobre armamento embarcado

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, classificou hoje como "miragens" as acusações feitas pelo embaixador norte-americano na África do Sul sobre um carregamento de armas daquele país para a Rússia.

Lavrov considera "miragens" acusações sobre armamento embarcado
Notícias ao Minuto

15:56 - 31/05/23 por Lusa

Mundo África do Sul

"Se o embaixador americano ou qualquer outro tem umas miragens, precisa de saber qual é o seu lugar e não mexer nos assuntos dos outros", referiu Lavrov numa conferência de imprensa em Maputo, após um encontro com o Presidente moçambicano.

O chefe da diplomacia russa remeteu o assunto para a esfera da soberania de Estado.

"A África do Sul é soberana, a Rússia também e é no respeito por essa soberania que desenvolvemos as nossas relações, com base nos instrumentos jurídicos existentes. Se uma ou outra parte tem alguma coisa a dizer sobre essas relações, isso é resolvido por via bilateral", acrescentou.

Em matéria de armamento, Sergei Lavrov respondeu, condenando "o comportamento dos países ocidentais que dão armamento de longo alcance à Ucrânia".

Em causa está a viagem do cargueiro russo "Lady R".

O embaixador norte-americano em Pretória, Reuben Brigety, disse no início do mês que a África do Sul tinha carregado armas e munições para aquele navio na Base Naval de Simon's Town, perto da Cidade do Cabo, que depois seguiram para a Rússia.

Na sequência dos comentários de Brigety, o Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, disse que já tinha sido iniciada uma investigação (com ajuda de serviços de informação norte-americanos) sobre a visita do cargueiro russo "Lady R", em dezembro -- acrescentando o seu gabinete que não havia provas de qualquer venda de armas.

Entretanto, o diplomata dos EUA veio depois a público reafirmar "a forte aliança" com a África do Sul no sentido de "corrigir qualquer má interpretação" das suas palavras e o lado sul-africano referiu que, num encontro, o embaixador "admitiu ter ultrapassado os limites e pediu desculpas".

Em paralelo a este episódio, uma análise a registos feita pela agência de notícias Associated Press (AP) indicou que o cargueiro "Lady R" está ligado a uma empresa que foi sancionada pelos Estados Unidos por já ter transportado armas para o governo russo e ajudar no seu esforço de guerra.

Ao mesmo tempo, o canal televisivo Al Jazeera citou dados da multinacional Refinitiv a indicar a paragem do cargueiro entre 07 e 11 de janeiro no porto da Beira, depois de ter saído da base naval de Simon's Town e antes de continuar para Porto Sudão, no Mar Vermelho.

Fontes das autoridades moçambicanas confirmaram à Lusa a paragem do cargueiro, sem fornecer informações adicionais.

A embaixada dos EUA disse ter manifestado "preocupações junto de representantes do Governo moçambicano sobre a ancoragem de um cargueiro russo sancionado pelos Estados Unidos num porto da Beira, em janeiro deste ano".

Leia Também: Lavrov aponta encontro de Nyusi com Putin para julho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório