Três crianças morreram na última semana na sequência de terem sido deixadas por períodos prolongados no interior de veículos, nos Estados Unidos.
A NBC News indica que, com estas últimas situações, já foram registadas, este ano, seis mortes de crianças no interior de veículos. O Departamento de Transportes norte-americano considera que a insolação por permanência prolongada dentro de veículos ao sol é a principal causa de morte de menores de 14 anos em incidentes que envolvem carros (excluindo acidentes).
Para além do número de mortes ocorridas neste âmbito ter duplicado nestes últimos dias, a mesma responsável referiu ainda que o ano passado por esta altura havia três casos – ou seja, metade.
Washington
As autoridades de Puyallup disseram que uma mulher deixou um bebé de um ano durante 9 horas no interior de um veículo, na quarta-feira da semana passada.
Segundo o que a imprensa adiantou, o veículo esteve estacionado no parque de estacionamento do hospital onde a mulher trabalhava. A criança foi descoberta por volta das 17h, altura em que foi levada para a unidade hospitalar.
As autoridades indicaram que a mãe se terá esquecido de que a criança estava no carro. “É aterrador, não só para a família, mas para todas as pessoas que estiveram envolvidas na sua morte”, referiram os responsáveis.
Texas
Um destes casos registou-se em Houston, onde duas crianças foram encontradas dentro de um carro – destrancado – por volta das 16h30 de sexta-feira da semana passada. Uma delas estava inconsciente.
As crianças, de dois e quatro anos, tinham estado a brincar à frente da casa de um adulto, que, não tendo sido identificado, foi quem deu com os dois no interior do veículo.
Apesar de terem sido ambas levadas para o hospital, a criança de quatro anos morreu, e a mais nova deverá recuperar.
Florida
Já no domingo, as autoridades registaram ainda uma situação na qual um bebé, de 11 meses, ficou 3 horas no interior de um veículo, em Palm Beach, enquanto os pais estavam numa missa.
“Isto é um infeliz acidente”, referiu o chefe da autoridade local.
A menina ficou presa durante três horas, com as autoridades a serem chamadas por volta das 13h00 para um alerta de uma criança inconsciente.
A ABC News aponta que a temperatura no local era superior a 25ºC. Uma avaliação da Administração Nacional de Segurança Rodoviária refere que a temperatura no interior de um carro fechado, deixado ao sol, pode atingir os 40 graus Celsius quando a temperatura no exterior é de cerca de 21 graus - o que terá acontecido, também, nos outros dois casos supracitados.
Leia Também: EUA. Bebé morre após ser deixada no carro enquanto pais foram à missa