PR polaco diz que cláusula de apoio mútuo é essência do tratado com França

O primeiro-ministro polaco declarou hoje que a cláusula de apoio mútuo em caso de agressão constitui a essência do tratado que Polónia e França vão assinar em Nancy, no leste de França.

Notícia

© Lusa

Lusa
09/05/2025 10:43 ‧ há 8 horas por Lusa

Mundo

Donald Tusk

"Não escondo que, para mim, a questão mais importante são as garantias mútuas de segurança. Esta cláusula de apoio mútuo em caso de agressão contra um dos nossos países é a própria essência deste tratado", afirmou Donald Tusk, antes de viajar para França, aos meios de comunicação social.

 

Questionado sobre um possível guarda-chuva nuclear francês, do qual a Polónia gostaria de beneficiar, Tusk indicou que o tratado "abre também a possibilidade de cooperação nesta área".

"A disposição que incluímos no tratado sobre este assunto, e é essa a especificidade que prezamos, é que, no caso de uma ameaça, um ataque contra a Polónia e a França, os dois países se comprometem a prestar assistência mútua, incluindo assistência militar", disse.

Donald Tusk e o Presidente francês, Emmanuel Macron, assinam, esta tarde, em Nancy, um tratado de amizade e cooperação para reforçar a parceria entre os dois países, um sinal da crescente influência da Polónia na Europa como um ator-chave no flanco leste virado para a Rússia.

O encontro de Tusk e Macron decorre quando a UE celebra os 75 anos da construção europeia e a Rússia, que invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022, o 80.º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazi e o fim da Segunda Guerra Mundial.

"O objetivo deste tratado é consagrar a amizade franco-polaca e reforçar nos domínios da segurança, da defesa, das infraestruturas, da energia, entre outros, a parceria bilateral", indicou a presidência francesa.

Leia Também: Visita de Merz a Varsóvia representa "nova abertura" nas relações polaco-alemãs

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas