Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

EUA. Adolescente morto a tiro por lojista pensar que tinha roubado algo

Comunidade e polícia condenaram atitude do atirador e questionaram resposta violenta a um simples roubo, que não aconteceu.

EUA. Adolescente morto a tiro por lojista pensar que tinha roubado algo
Notícias ao Minuto

23:33 - 30/05/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Um jovem de 14 anos foi morto por um dono de uma loja de conveniência na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, no passado domingo, com o homem a disparar um tiro nas costas do menor por pensar que este tinha roubado algo do estabelecimento.

Segundo conta a NBC News, as autoridades detiveram Rick Chow, o gerente da loja de 58 anos, pela morte de Cyrus Carmack-Belton.

Leon Lott, do departamento policial local, disse que não há qualquer prova de que Carmack-Belton tivesse roubado o que quer que seja da loja, localizada num posto de abastecimento da Shell em Columbia, na Carolina do Sul.

"Ele não roubou nada", deixou claro Lott, numa conferência de imprensa citada pela NBC.

A polícia explicou que o jovem entrou no estabelecimento por volta das 20 horas locais. A certo ponto, Chow e o seu filho começaram a discutir um com o outro e, eventualmente, Carmack-Belton saiu da loja a correr.

O gerente, armado com uma arma de fogo, perseguiu o adolescente com o seu filho por uma zona residencial. O filho de Rick Chow contou às autoridades que Carmack-Belton tinha uma arma, pelo que o atirador disparou então um tiro nas costas, enquanto este fugia - a polícia mais tarde, encontrou uma arma junto ao corpo do rapaz.

O ferimento foi demasiado grave e, apesar de ainda ter sido encaminhado para uma unidade hospitalar, Carmack-Belton acabaria por morrer.

"Não faz sentido. Temos uma comunidade em luto por causa de um rapaz de 14 anos que foi baleado", lamentou Lott, salientando que, mesmo que o jovem tivesse roubado alguma coisa, isso não era motivo para ser disparada uma arma. "Se ele tivesse tirado quatro garrafas de água, que foi o que ele inicialmente tirou do frigorífico antes de as colocar de volta, se ele tivesse feito isso, não é algo que justifique disparar contra alguém, ainda para mais um adolescente", vincou.

A polícia referiu ainda que serão investigados possíveis motivos raciais no ataque, sendo que Carmack-Belton é afroamericano e Chow é ásio-americano.

Na segunda-feira, uma multidão protestou contra a morte do adolescente à porta da loja e, durante a noite, algumas pessoas entraram no local e tiraram objetos das prateleiras. No rescaldo, foi visto o nome de Carmack-Belton grafitado na fachada, ao lado de sinais com as expressões 'Fechem' e 'Nenhuma criança merece morrer por causa de água'.

Leia Também: EUA. Senhorio mata jovem casal a tiro após discussão sobre estado da casa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório