Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Argentina garante investimento da China em obras de infraestrutura

O governo argentino chegou a acordo com empresas chinesas para o financiamento de obras de infraestrutura, incluindo duas grandes hidroelétricas, num momento em que o país sul-americano procura a entrada de fundos para impulsionar a sua economia.

Argentina garante investimento da China em obras de infraestrutura
Notícias ao Minuto

22:28 - 30/05/23 por Lusa

Mundo Argentina

O ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, reuniu-se no primeiro dia da sua visita à China com autoridades da empresa de engenharia civil China Gezhouba Group (CGGC), que prometeu concluir o investimento de 931,9 milhões de euros para financiar a construção de duas barragens na província de Santa Cruz, no sul da Argentina, divulgaram hoje fontes oficiais citadas pela agência Efe.

O China Gezhouba já tinha aplicado cerca de 448 milhões de euros no final de 2022 para financiar parte da obra e em abril passado já tinha anunciado que faria outra aplicação de 565 milhões de euros até meados deste ano.

Na altura, o Ministério da Economia já tinha destacado o "impacto positivo" desses investimentos nas reservas do banco central argentino, que atravessa uma perda de divisas devido à forte seca que o país atravessava e num momento em que a Argentina enfrenta dificuldades para cumprir as exigentes metas do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Sergio Massa e os representantes da CGGC também avançaram nas negociações para o financiamento da construção de duas estações de tratamento de águas e de esgoto.

O ministro da Economia reuniu-se ainda com autoridades da Power China, com quem discutiu a possibilidade de a empresa chinesa financiar parte das obras do segundo troço do gasoduto Néstor Kirchner.

Da mesma forma, Massa manteve uma reunião de trabalho com executivos da empresa State Grid, para avançar na agenda do projeto de expansão do sistema de transmissão de energia elétrica, que prevê o desenvolvimento de linhas de alta tensão para beneficiar cerca de 8 milhões de pessoas em Buenos Aires e nas periferia.

Ainda durante a viagem à China, Sergio Massa tem previstas reuniões com representantes das empresas Tibet Summit Resources, Ganfeng Lithium e Tsingshan Holding Group e deverá assistir à inauguração da câmara de comércio da Argentina na China.

Leia Também: Procurador quer em julgamento atentado contra 'vice' argentina

Recomendados para si

;
Campo obrigatório