Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 20º

Lituânia sanciona 15 russos envolvidos na detenção de opositor de Putin

A Lituânia anunciou hoje a imposição de sanções, incluindo a proibição de entrada no país e congelamento de contas, a 15 cidadãos russos num caso relacionado com a repressão do líder da oposição, Vladimir Kara-Murza.

Lituânia sanciona 15 russos envolvidos na detenção de opositor de Putin
Notícias ao Minuto

20:06 - 30/05/23 por Lusa

Mundo Lituânia

claro para todos que Vladimir Putin não tem qualquer intenção de aderir às regras do mundo civilizado; as decisões dos tribunais russos sob o comando de Putin mostram claramente que aqueles que se atrevem a lutar pela democracia são considerados traidores", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros da Lituânia, Gabrielius Landsbergis, numa declaração citada pela agência francesa de notícias, a France-Presse (AFP).

"A Lituânia está a enviar uma mensagem clara de que os indivíduos que apoiam o regime e contribuem para as violações flagrantes dos direitos humanos na Federação Russa, e em particular aqueles que visam um defensor dos direitos humanos como Kara-Murza, não são bem-vindos no nosso país", acrescentou o governante lituano, um país que pertence à União Europeia e à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).

As 15 pessoas sancionadas são maioritariamente juízes e procuradores que desempenharam um papel ativo na detenção de Kara-Murza, que foi condenado, em abril, a 25 anos de prisão.

Vladimir Kara-Murza, 41 anos, foi condenado por "alta traição", por divulgar "informações falsas" sobre o exército russo e por trabalhar ilegalmente para uma organização "indesejável".

A mulher do crítico do Kremlin disse este mês que a sua saúde estava a piorar.

Detido desde abril de 2022, Kara-Murza quase morreu depois de ter sido, segundo ele, envenenado duas vezes, em 2015 e 2017, tentativas de homicídio que atribui às autoridades russas.

Kara-Murza sofre de polineuropatia e de patologia neuromuscular, na sequência dos dois envenenamentos de que diz ter sido alvo, de acordo com os seus advogados.

Leia Também: Opositor russo Kara-Murza alvo de "tortura psicológica" na prisão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório