Direita grega de Mitsotakis lidera legislativas com resultados parciais
Os conservadores do primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis lideravam as eleições legislativas de hoje na Grécia, segundo os resultados parciais, mas poderão ter dificuldades em formar um Governo estável por não alcançarem a maioria absoluta.
© Reuters
Mundo Grécia
A Nova Democracia (ND, direita), há quatro anos no poder, garante com mais de 40 por cento uma larga vantagem sobre o Syriza (esquerda) do antigo chefe de Governo Alexi Tsipras, que tinha 20% dos votos quando estavam registadas 30% das assembleias de voto.
De acordo com este cenário, a ND garantiria 40,89% dos votos e 145 dos 300 lugares do Parlamento, enquanto o Syriza obtém 20,11% e 71 lugares. O Pasok-Kinal, social-democrata, está creditado com 12,1% e 43 deputados, o Partido Comunista da Grécia (KKE, 7% e 25 lugares) e o direitista Rumo à Liberdade (Plefsi Eleftherias) garante 4,5% e 16 assentos.
As restantes formações, onde se inclui o MeRA25 do ex-ministro das Finanças Yanis Varoufakis, não conseguem ultrapassar a barreira mínima dos 3% para garantir representação parlamentar.
Estes dados colocam Mitsotakis à beira da maioria absoluta, mas com menos 11 lugares que os alcançados nas legislativas de 2019. O primeiro-ministro grego tem afirmado que pretende ser reconduzido no cargo por mais quatro anos, e excluiu a possibilidade de formar uma coligação
Por seu lado, Tsipras apelou ao líder do partido socialista Pasok-Kinal, Nikos Androulakis, para a formação de uma aliança, mas na resposta foram feitas exigências.
Se não for possível formar um Governo nas próximas duas semanas, como muitos analistas preveem, terá de ser convocada uma nova eleição, que deverá ter lugar no final de junho ou no início de julho.
O vencedor desta segunda votação teria então um bónus de até 50 lugares para lhe dar uma maioria estável.
[Notícia atualizada às 19h59]
Leia Também: Sondagens à boca das urnas dão vitória à Nova Democracia na Grécia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com