Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Zelensky distinguido com o Prémio Carlos Magno. As imagens da cerimónia

Veja aqui os principais momentos que marcaram a comemoração, que teve lugar na cidade alemã de Aachen.

Notícias ao Minuto

18:10 - 14/05/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Decorreu este domingo, na cidade alemã de Aachen, a cerimónia de entrega do Prémio Carlos Magno ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e ao povo residente no país invadido pela Rússia.

O evento contou com declarações do primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawieck, e do chanceler alemão, Olaf Scholz, e culminou com a entrega do Prémio Carlos Magno, recebido pelo chefe de Estado ucraniano.

Também a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, proferiu algumas palavras nesse momento de distinção, afirmando: "A Ucrânia encarna tudo aquilo que o ideal europeu representa".

A presidente da Comissão Europeia elogiou ainda todas as partes pela "coragem" demonstrada na defesa das suas "convicções, dos valores da liberdade", e pelo "empenho e a luta pela paz e pela unidade", mostrando-se confiante de que tal fará com que Kyiv saia vencedora do confronto contra as tropas russas.

Nesse momento, Volodymyr Zelensky deixou ainda uma palavra de apreço aos soldados ucranianos, elaborando: "todos os nossos heróis, e cada um deles, mereciam estar aqui a receber este prémio". Isto porque, nas palavras de Volodymyr Zelensky, "os ucranianos contribuirão para uma Europa mais forte".

Veja, na galeria acima, os principais momentos que marcaram a comemoração, que teve lugar na cidade alemã de Aachen.

Leia Também: AO MINUTO: Zelensky distinguido na Alemanha; Kyiv "encarna ideal europeu"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório