A primeira-ministra cessante da Finlândia, Sanna Marin, anunciou, esta quarta-feira, que se irá divorciar do marido, Markus Räikkönen. O casal está junto há 19 anos e oficializou a relação em agosto de 2020.
“Juntos, pedimos o divórcio. Estamos gratos pelos 19 anos que passámos juntos e pela nossa querida filha”, escreveu Marin na rede social Instagram, referindo-se à filha de ambos, Emma Amalia, de cinco anos.
“Continuamos a ser os melhores amigos, próximos um do outro e pais dedicados. Daqui para a frente, continuaremos a passar tempo juntos como uma família e um com o outro. Desejamos que respeitem a nossa privacidade. Não faremos mais comentários sobre este assunto”, acrescentou.
Publicação de Sanna Marin nas histórias do Instagram© Instagram
Sanna Marin, de 37 anos, foi eleita primeira-ministra da Finlândia em 2019. Nas legislativas de abril passado, perdeu para o partido conservador liderado por Petteri Orpo. Após a derrota, a primeira-ministra anunciou que iria deixar a liderança do Partido social-democrata (SDP).
O mandato de Marin ficou marcado por polémicas relacionadas com a divulgação de fotografias e vídeos da primeira-ministra em festas, que levou à realização de um inquérito oficial por acusações de má conduta.
Sanna Marin acabou por ser ilibada das acusações, com a chancelaria da Justiça da Finlândia, gabinete independente responsável pela fiscalização da legalidade de ministros, concluiu a primeira-ministra não tinha negligenciado as suas responsabilidades.
Leia Também: PM da Finlândia deixa liderança social-democrata após derrota eleitoral