Uma zebra bebé nasceu no jardim zoológico de Pomerode, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, Brasil, depois de uma gestação que é considerada pouco comum no país.
Segundo a bióloga Priscila Maciel, citada pelo G1, "existem poucos casais formados em idade reprodutiva e, por isso, esse nascimento é pouco comum".
A cria nasceu no dia 19 de janeiro, mas a novidade só foi dada na sexta-feira, dia 5 de maio.
O zoo teve de providenciar uma série de medidas para que o nascimento fosse possível. Conforme revela o G1, o primeiro passo foi aproximar o casal do seu habitat, que foi constantemente monitorizado para garantir que os dois animais estavam bem.
Durante os 12 meses de gestação, a fêmea foi acompanhada para ajustar o ambiente e oferecer uma dieta adequada face às suas necessidades.
Atualmente com quatro meses, a cria está saudável e cresce a olhos vistos. A publicação dá conta que se alimenta com leite materno e introduziu ração à alimentação há poucas semanas.
Após um período onde foram mantidas afastadas, a aproximação de mãe e filha aos animais da mesma espécie foi feita de forma gradual para assegurar a compatibilidade entre eles.
Leia Também: "Presença gentil". Elefanta de 59 anos eutanasiada em zoo de San Diego