A Guardia Civil espanhol anunciou, este sábado, que desmantelou uma grande rede de tráfico de drogas, gerida por dois irmãos e que operava entre os Países Baixos, Marrocos e Barcelona.
As autoridades explicaram, em comunicado, que, inicialmente, descobriram uma viatura na cidade de Melilla (situada no Norte de África, mas pertencente a Espanha) com uma mala falsa, dentro da qual estavam 15 quilos de cocaína. A apreensão espoletou uma investigação, que culminou então com a queda da rede.
Os dois irmãos, um marroquino e outro espanhol, de Granada (onde vivia rodeado de guarda-costas), geriam uma rede com duas rotas. A primeira operava uma rota de tráfico de haxixe por via marítima, entre Marrocos e a Europa, com recurso a lanchas rápidas. Com o dinheiro obtido nessa rede, financiavam uma outra rota, na qual compravam cocaína nos Países Baixos e em Barcelona, transportando-a para o Norte de África através da cidade de Melilla.
Ao todo, a operação resultou em 21 detenções e na apreensão de 59 quilos de cocaína, 186 quilos de haxixe e outros bens, com o valor total dos estupefacientes a chegar aos 3,6 milhões de euros.
Foram ainda revistadas 14 casas, em Melilla, Granada, e também as localidades Martorell, Rubí, Terrasa e Gélida, na região de Barcelona, onde tinham um laboratório.
No comunicado, a Guardia Civil acrescenta que foram arrestadas as contas bancárias e os imóveis usados na rede. No total, foram bloqueadas 49 contas bancárias, com mais de 650 mil euros.
"As 21 pessoas detidas foram postas à disposição das autoridades judiciais, acusadas de crimes contra a saúde pública, fraude fiscal e organização criminosa", conclui a polícia espanhola.
Leia Também: Polícia brasileira desmantela rede de tráfico internacional de cocaína