Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Capitólio. 4 membros do grupo Proud Boys culpados do crime de sedição

Quatro membros do grupo de extrema-direita Proud Boys foram considerados culpados pelo crime de conspiração na sequência do ataque ao Capitólio nos EUA em 2021, avança a CNN.

Capitólio. 4 membros do grupo Proud Boys culpados do crime de sedição

Os réus Ethan Nordean, Joseph Biggs, Zachary Rehl, Enrique Tarrio e Dominic Pezzola enfrentam uma série de acusações, incluindo três acusações separadas de conspiração, obstrução da votação do Colégio Eleitoral e adulteração de provas. 

Foram considerados culpados de conspiração sediciosa por um júri em Washington, DC, pelo seu papel de impedir à força a transferência pacífica de poder do então presidente Donald Trump para Joe Biden após a eleição de 2020.

Esta acusação pode levar até 20 anos de prisão.

O júri não chegou a um veredicto sobre conspiração sediciosa ou conspiração para obstruir um processo oficial de Dominic Pezzola, o único réu no caso que não desempenhou um papel de liderança na organização.

Vários membros de outro grupo de milícia de extrema-direita, os Oath Keepers, foram condenados em julgamentos anteriores.

Mais de 500 pessoas já se declararam culpadas de acusações apresentadas pelo Departamento de Justiça relacionadas ao motim do Capitólio e cerca de 80 outras foram condenadas durante os julgamentos. 

O julgamento dos membros do Proud Boys foi o mais longo de todos os decorrentes do ataque ao Capitólio, com o júri de 12 membros no tribunal federal em Washington a ouvir cerca de 50 dias de depoimentos desde janeiro.

[Notícia atualizada às 16h36]

Leia Também: Mike Pence testemunha sobre o assalto ao Capitólio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório