Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Primeiro-ministro do Japão visita Moçambique

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kushida, vai realizar uma visita oficial a Moçambique na quarta-feira, que inclui um encontro com o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e a participação num fórum sobre comércio e investimento bilateral, disse à Lusa fonte oficial.  

Primeiro-ministro do Japão visita Moçambique
Notícias ao Minuto

14:48 - 02/05/23 por Lusa

Mundo Japão

A deslocação de Fumio Kushida a Maputo insere-se numa digressão que efetua a África desde domingo, passando pelo Egito, onde se encontrou com o chefe de Estado, Abdel Fattah al Sisi, anunciou o porta-voz do Governo japonês, Hirokazu Matsuno, numa conferência de imprensa.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro japonês visitou o Gana, tendo participado numa cimeira com o Presidente, Nana Akufo-Addo, acrescentou.

O primeiro-ministro encontra-se hoje em Nairobi, capital do Quénia, para um encontro com o Presidente queniano, William Ruto.

Em Maputo, além do encontro com Nyusi, Fumio Kushida vai participar num evento sobre promoção de comércio e investimentos, que vai contar com a presença dos ministros da Economia e Finanças de Moçambique, Max Tonela, e dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala.

O Governo nipónico vai oferecer a Moçambique um navio de vigilância e equipamento de navegação aérea, orçados em mais de 23 milhões de dólares (mais de 21 milhões de euros), anunciou em 06 de abril a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.

No âmbito do entendimento, Tóquio vai fornecer um navio de vigilância, ainda em construção, orçado em 830 mil dólares (760 mil euros), e equipamento de navegação aérea, estimado em 22,5 milhões de dólares (20,6 milhões de euros), afirmou Verónica Macamo.

A digressão a África, a primeira desde que Fumio Kushida tomou posse em outubro de 2021, visa o estreitamento de relações entre Tóquio e o continente.

Leia Também: Japão vai remover piano de rua após utilizadores quebrarem as regras

Recomendados para si

;
Campo obrigatório