Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Naufrágio de migrantes na Líbia faz 55 mortos

Pelo menos 55 pessoas morreram hoje afogadas quando uma embarcação que transportava dezenas de migrantes rumo à Europa naufragou na costa da Líbia, disse a agência da ONU para as migrações.

Naufrágio de migrantes na Líbia faz 55 mortos
Notícias ao Minuto

16:40 - 26/04/23 por Lusa

Mundo Líbia

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) disse que o barco de borracha transportava pelo menos 60 pessoas e partiu de Garabouli, uma cidade costeira próxima da capital da Líbia, Trípoli.

A agência especializada disse ainda que cinco migrantes, quatro homens e uma criança, foram resgatados com vida pela guarda costeira da Líbia.

Desde o início do ano, pelo menos 537 pessoas morreram ou desapareceram em desastres de migrantes nesta mesma rota, e 4.300 migrantes foram resgatados, quando estão a ser investigados vários naufrágios não relatados que podem aumentar estes números, adiantou a organização.

Em 2022, pelo menos 529 migrantes foram mortos e 848 pessoas desapareceram na Líbia, enquanto mais de 24.680 foram levados de regresso a este país norte-africano, que emergiu nos últimos anos como um dos pontos de passagem dominantes para os migrantes de África e do Médio Oriente que têm como destino a Europa.

A Líbia tem vivido, desde a morte de Muammar Kadhafi em 2011, um período de instabilidade política.

Grupos criminosos têm aproveitado a instabilidade do país para traficar migrantes que são amontoados em embarcações mal equipadas para fazer viagens marítimas por rotas perigosas.

Aqueles que são intercetados e voltam para a Líbia são detidos em centros fiscalizados pelo Governo.

Investigadores da ONU acusaram o Governo de praticar diversos abusos nestes centros, como trabalho forçado, violações e tortura.

Leia Também: Conselho da Europa quer refugiados e migrantes recebidos como ucranianos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório