Aurora polar ilumina noite na Nova Zelândia e Austrália

Forte atividade solar permitiu ocorrência do fenómeno em zonas mais a norte do que o habitual.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Notícias ao Minuto
25/04/2023 08:20 ‧ 25/04/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Aurora polar

Centenas de neozelandeses 'fugiram' na segunda-feira das grandes cidades, longe das luzes de Auckland e Christchurch, para assistir a uma noite marcada pela ocorrência de uma aurora polar - ou aurora australis, nome dado ao fenómeno que, ao contrário da aurora boreal, ocorre no hemisfério sul.

Segundo explica o The Guardian, ao contrário do que é habitual, as luzes da aurora polar puderam ser vistas bem mais a norte do que o habitual, e habitantes de zonas mais poluídas também conseguiram assistir à onda de cores que inundou a noite naquela região do globo.

O caso não é exclusivo do hemisfério sul. Também em partes da Irlanda e dos Estados Unidos, uma forte atividade solar permitiu que fossem registadas auroras boreais no hemisfério norte, surpreendendo muitas pessoas que jamais tinham visto o fenómeno.

Normalmente, as auroras australis só são vistas no extremo sul da Nova Zelândia e na Antártida, dada a proximidade do Pólo Sul. No hemisfério norte, é comum o turismo no norte da Finlândia, Islândia ou Gronelândia, para assistir a auroras boreais.

Já na noite de domingo, vários utilizadores australianos publicaram no Twitter imagens de uma aurora australis, notando para a natureza inédita das imagens no país.

Pode ver as imagens na galeria acima.

Leia Também: Estranha espiral azul clara surgiu no céu noturno do Alasca

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas