Milhares de ativistas são esperados nas ruas de Londres, no Reino Unido, durante os próximos dias, num evento conhecido como 'The Big One’ [O Grande, na tradução livre] – que é organizado pelo grupo Extinction Rebellion.
O movimento – que é conhecido pelas suas intervenções marcantes, quando, por exemplo, usam tinta para imitar sangue e pintar edifícios – começa hoje um conjunto de protestos que estão previstos durar até segunda-feira.
Segundo o site da organização, pelo menos 30 mil pessoas deverão estar presentes nestas demonstrações, que decorrerão junto ao parlamento britânico. Este é um protesto que é possível que tenha sido planeado durante anos, de acordo com a Sky News. Apesar dos cerca de 30 mil inscritos no site, responsáveis do grupo Extinction Rebellion disseram à publicação britânica que “esperavam entre 40 a 50 mil” manifestantes marcassem presença durante os próximos dias.
Para além do grupo Extinction Rebellion há outros grupos de ativistas que fazem parte destes protestos. Um desses grupos, Animal Rising, referiram que não tinham “intenções” de prejudicar a Maratona de Londres, que se realiza este fim de semana.
A ideia não é descartada, no entanto, por outro dos grupos, Just Stop Oil, que esta semana interrompeu um jogo numa competição de snooker.
O grupo Extintion Rebellion exige ao governo britânico que meta um travão a novos projetos em relacionados com gás e petróleo, que os ministros criem "assembleias" de cidadãos por forma a discutirem a crise climática e que o Reino Unido diminua os gases de efeitos de estufa para zero até 2025.
Veja as primeiras imagens desta manifestação.
Leia Também: Lula conversa com Trudeau sobre esforço contra alterações climáticas