Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Polónia anuncia localização de primeiras sete centrais nucleares

O primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, anunciou hoje a localização das primeiras sete "mini centrais nucleares" de 79 que estão previstas.

Polónia anuncia localização de primeiras sete centrais nucleares
Notícias ao Minuto

16:42 - 17/04/23 por Lusa

Mundo Polónia

A primeira delas poderá entrar em funcionamento no final de 2028.

Em conferência de imprensa, Morawiecki indicou que, além dos sete projetos apresentados hoje, ao longo do ano serão construídas outras 13 pequenas centrais nucleares.

"O dia de hoje vai ficar para a história porque a Polónia precisa de uma fonte de energia permanente, limpa e barata", destacou o primeiro-ministro.

"Estas fontes de energia vão servir a Polónia durante décadas" e "vão poupar entre 100 e 200 milhões de euros em direitos de emissão de dióxido de carbono", acrescentou.

O diretor da empresa estatal energética da Polónia, Daniel Obajtek, indicou que o primeiro dos reatores "já funcionará entre o final de 2028 e o início de 2029".

Algumas das localizações anunciadas situam-se a poucos quilómetros de importantes centros urbanos como Varsóvia ou Cracóvia, mas segundo Obajtek "já há conversações com os governos locais" e "como cada fábrica irá produzir cerca de 100 empregos diretos e 1.000 indiretos, tratam-se de planos muito promissores e aconselháveis" para estas cidades.

O embaixador dos Estados Unidos na Polónia anunciou que duas entidades do seu país irão cofinanciar o projeto com cerca de 4.000 milhões de dólares.

Recentemente, a Polónia anunciou que a primeira central nuclear construída no país, com capacidade para gerar 3,75 gigawatts, entrará em funções nos próximos dez anos.

A Polónia consome atualmente cerca de 33 gigawatts de eletricidade por ano, dois terços dos quais provenientes da queima de carvão.

Leia Também: Eslováquia é o 3.º país europeu a suspender importações agrícolas de Kyiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório