Denúncias de tiroteios? Falsas situações estão a ser reportadas nos EUA

O caso mais recente aconteceu esta segunda-feira, em várias cidades do estado norte-americano de Wyoming. Há poucos dias aconteceu em Utah - e estes não são os únicos estados afetados.

Notícia

© iStock/Paul Campbell

Notícias ao Minuto
03/04/2023 22:40 ‧ 03/04/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

Várias escolas no estado norte-americano de Wyoming tiveram de ativar os protocolos de segurança depois de as autoridades receberem chamadas a dizer que havia atiradores ativos no interior das instituições. 

De acordo com a imprensa internacional, as chamadas eram falsas, não se tratando por isso de situações reais. Numa das cidades do estado norte-americano, Cheyenne, foi dito às autoridades que um atirador estaria dentro de uma casa de banho.

"Chamadas semelhantes aconteceram em vários locais do estado", escreveram os responsáveis desta cidade no Facebook, acrescentando que, apesar de tudo indicar que as chamadas são falsas, neste escola a segurança seria redobrada.

Estes chamadas aconteceram no período da manhã, e surgem depois de, na semana passada, chamadas semelhantes terem acontecido num outro estado norte-americano - Utah. Mas estes não são os únicos estado em que estas chamadas foram registadas nos últimos tempos, tendo também acontecido em Massachusetts ou na Pensilvânia. Estas falsas denúncias de situações de tiroteio têm acontecido ao longo dos últimos meses, de acordo com a Associated Press.

De acordo com agência governamentais e federais, pelo menos no caso de Utah as chamadas terão sido feitas pela mesma pessoa, que terá usado a mesma narrativa para todas elas. Também o número utilizado para fazer estas ligações está a ser investigado, e já foi relacionado com vários países.

Desde junho do ano passado até ao final de março de 2023, as autoridades já tinham investigado chamadas relacionadas com 250 universidades, 100 escolas secundárias e uma escola básica.

Leia Também: Tiroteio e perseguição aérea em Los Angeles terminam com um morto

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas