Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Lula da Silva realiza viagem à China de 11 a 14 de abril

O presidente do Brasil teve de cancelar a viagem a Pequim, marcada inicialmente para esta semana, depois de ser diagnosticado com uma pneumonia.

Lula da Silva realiza viagem à China de 11 a 14 de abril
Notícias ao Minuto

17:12 - 31/03/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Brasil

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, vai realizar uma visita à China entre os dias 11 e 14 de abril, de acordo com um comunicado do gabinete, citado pela agência France-Press (AFP).

A relação entre os dois países era sólida, mas arrefeceu durante o mandato do antecessor de Lula, Jair Bolsonaro, que assumiu o poder com a promessa de reformular a política externa brasileira, com uma reaproximação aos Estados Unidos, pondo assim em causa décadas de aliança com o mundo emergente.

Esta visita foi inicialmente anunciada para o final deste mês, mas Lula teve de cancelar a ida a Pequim devido ao aparecimento de uma pneumonia. O chefe de Estado do Brasil cancelou a viagem no sábado, dia em que deveria começar a viagem. O anúncio é feito hoje, dia em que estava prevista a visita terminar.

Após o afastamento de Brasília e Pequim, Lula já tornou claro que a aproximação entre os dois países é uma prioridade.

A agenda inicial incluía um encontro com o seu homólogo chinês,  Xi Jinping, e a presneça no Seminário Económico Brasil-China, que aconteceu nos últimso dias. à AFP, um porta-voz da presidência referiu que a agenda estava a ser reformulada, não estando ainda definida. 

Durante os primeiros dois mandatos de Lula da Silva, entre 2003 e 2011, a relação comercial e política entre Brasil e China intensificou-se, marcada, em particular, pela constituição do bloco de economias emergentes BRICS, que inclui ainda Rússia, Índia e África do Sul.

Desde 2009, a China é o principal parceiro comercial do Brasil, com o comércio bilateral a passar de 9 mil milhões de dólares (8,43 mil milhões de euros), em 2004, para 135 mil milhões (126,5 mil milhões de euros), em 2021.

Nos últimos anos, a participação da China nas exportações do Brasil superou os 30%, face à procura do país asiático por matérias-primas, sobretudo soja e minério de ferro.

Entre 2007 e 2020, a China investiu, no total, 66 mil milhões de dólares (61,8 mil milhões de euros) no Brasil.

Leia Também: Governo brasileiro sem "preocupação" com o regresso de Bolsonaro ao país

Recomendados para si

;
Campo obrigatório