Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

"Fortaleza de Bakhmut". Vídeo mostra cenário de devastação na cidade

Nos últimos dias, as tropas de Moscovo conseguiram avançar nas zonas sudeste e sudoeste da cidade ucraniana.

Notícias ao Minuto

23:02 - 30/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Um vídeo, partilhado pelo chefe do gabinete do presidente da Ucrânia, Andriy Yermak, mostra o cenário de devastação na cidade de Bakhmut, uma das mais fustigadas pela guerra.

Nas imagens pode ver-se as ruas cheias de entulho e vários edifícios danificados.

A Ucrânia ainda continua a lutar para defender a sua "fortaleza" de Bakhmut, contudo, as forças russas continuam a aproximar-se depois de intensificar o seu esforço para cercar a cidade oriental logo no início do ano. Nos últimos dias, as tropas de Moscovo conseguiram avançar nas zonas sudeste e sudoeste.

A região leste da Ucrânia tem, nos últimos tempos, sido a mais fustigada pelos combates entre as tropas de Kyiv e de Moscovo, que continuam a lutar pelo controlo total da região do Donbass. 

Neste âmbito, a cidade de Bakhmut, na região de Donetsk, apresenta-se como uma das mais atacadas pela Rússia nos últimos meses, com intensos bombardeamentos, obrigando os moradores a manterem-se em abrigos ou até a abandonar a localidade. 

Antes da invasão da Ucrânia, lançada há um ano por Moscovo, era o lar de cerca de 70 mil pessoas, mas agora é uma cidade fantasma, praticamente deserta e em ruínas.

De recordar que o controlo russo desta cidade abrirá o caminho do exército da Rússia em direção a Kramatorsk e Sloviansk, os principais bastiões ucranianos no leste do país.

Leia Também: Rússia alcança alguns progressos em Bakhmut

Recomendados para si

;
Campo obrigatório