Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Rússia testa mísseis com capacidade nuclear na Sibéria

As forças armadas da Rússia iniciaram hoje manobras na Sibéria que incluem a utilização de mísseis intercontinentais 'Yars' com capacidade nuclear, anunciou o governo russo.

Rússia testa mísseis com capacidade nuclear na Sibéria
Notícias ao Minuto

11:04 - 29/03/23 por Lusa

Mundo Rússia

O Ministério da Defesa indicou em comunicado que as manobras fazem parte de "uma inspeção abrangente da capacidade" dos mísseis, que existem em versões móveis e em silos, têm alcance de até 12 mil quilómetros e podem transportar até quatro ogivas nucleares.

"No total, mais de 3.000 militares e cerca de 300 peças de equipamento estão implicadas nas manobras", acrescentou o ministério.

A Defesa destacou que "será dada especial atenção durante as manobras ao uso de 'drones' (aeronaves não tripuladas) e suas diversas modificações".

As forças de mísseis estratégicos são um ramo das forças armadas russas e o principal elemento das suas forças nucleares.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou até agora a fuga de mais de 14,6 milhões de pessoas - 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 8,1 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Leia Também: AO MINUTO: Suécia convoca embaixador russo; Grossi em Zaporíjia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório