Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Turquia convoca embaixador francês devido a condecorações curdosírias

O Ministério das Relações Exteriores da Turquia convocou hoje o embaixador de França em Ancara para expressar a sua condenação à entrega de medalhas a membros da milícia curdosíria Unidades de Proteção Popular (YPG) no Senado francês.

Turquia convoca embaixador francês devido a condecorações curdosírias
Notícias ao Minuto

23:55 - 27/03/23 por Lusa

Mundo Diplomacia

Citando fontes diplomáticas, a agência de notícias estatal Anadolu noticiou que o embaixador francês foi informado de que a Turquia "não aceita" que o Senado receba e entregue "medalhas de honra" a membros do YPG e do YPJ, o braço feminino da milícia.

A Turquia considera essas milícias curdas sírias meras afiliadas do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), um grupo armado ativo na Turquia desde 1984.

Ancara, segundo as mesmas fontes, espera que as autoridades francesas "não deem crédito aos esforços que conferem legitimidade internacional" a estes grupos e recordou os "ataques" do YPG contra a Turquia, bem como as suas "atividades separatistas e desestabilizadoras".

Na mesma linha, pediram apoio às autoridades francesas para garantir a segurança das fronteiras da Turquia e "solidariedade" com um parceiro da Aliança.

O PKK é considerado uma organização terrorista tanto pela Turquia quanto pela União Europeia, mas a milícia secular YPG é aliada dos EUA e da coligação antijihadista na luta contra o Estado Islâmico (EI) na Síria.

Leia Também: Suécia aprova antecipadamente adesão apesar de bloqueio turco-húngaro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório