Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Centenas em protesto contra tirolesas no Pão de Açúcar no Rio de Janeiro

Em causa está a construção de quatro tirolesas, ao longo de 755 metros, sobre a floresta entre o Pão de Açúcar e o Morro da Urca.

Notícias ao Minuto

10:18 - 27/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Brasil

Centenas de manifestantes reuniram-se, no domingo, no Pão de Açúcar, um dos pontos turísticos mais famosos do Rio de Janeiro, no Brasil, em protesto contra a obra em construção de tirolesas.

O movimento, denominado 'Pão de Açúcar sem Tirolesa', reúne moradores da Urca, montanhistas e ambientalistas, que alegam que a obra, que tem como objetivo impulsionar o turismo, terá impactos inaceitáveis, a nível visual e ambiental,  e que é apenas o pontapé inicial para uma série de transformações, segundo a imprensa brasileira. 

No total, serão quatro linhas de aço, ao longo de 755 metros, sobre a floresta entre o Pão de Açúcar e o Morro da Urca. A inauguração está prevista para o segundo semestre deste ano.

No protesto estiveram cerca de 200 manifestantes, segundo a Associates Press, mas uma petição online para interromper as obras já foi assinada por quase 11 mil pessoas.

"Somos totalmente contrários à transformação – que na verdade já vem acontecendo há algum tempo – dos cumes do Morro da Urca e do Pão de Açúcar num pólo de entretenimento", disse André Ilha, ex-diretor de biodiversidade e áreas protegidas do instituto do meio ambiente do estado do Rio, em declarações à agência.

Aurimar dos Prazeres, presidente de uma associação de moradores, reforçou: "Vivemos num bairro pequeno e tranquilo. Haverá impacto visual e sonoro (...) E não é uma tirolesa. São quatro. Cem pessoas descendo a cada hora. Isso é uma loucura e um impacto muito grande".

O morro do Pão de Açúcar, localizado no bairro da Urca, foi nomeado Património da Humanidade em 2012 e tem a designação de monumento nacional no Brasil. Atualmente, os teleféricos até ao cume já atraem, anualmente, centenas de milhares de turistas.

Veja as imagens do protesto na fotogaleria acima.

Leia Também: Açores divulgam a sua cultura em 10 municípios do Rio Grande do Sul

Recomendados para si

;
Campo obrigatório