Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

General que governa Tailândia confirma candidatura às eleições de maio

O primeiro-ministro tailandês, general Prayut Chan-ocha, foi hoje oficialmente nomeado candidato do partido pró-militar Nação Tailandesa Unida às eleições gerais de 14 de maio.

General que governa Tailândia confirma candidatura às eleições de maio
Notícias ao Minuto

13:50 - 25/03/23 por Lusa

Mundo Tailândia

Num evento com cerca de 400 militantes do partido, Prayut, de 69 anos, disse que, se ganhar as eleições, continuará as políticas do seu governo para manter a estabilidade do país e defender a monarquia, segundo uma mensagem do partido na rede social Facebook.

O general procura ser reeleito nas eleições de maio, as primeiras desde as de 2019, realizadas sob a liderança da antiga junta militar, que estava também sob o seu comando.

O primeiro-ministro mudou recentemente de partido, tendo sido eleito chefe executivo há quatro anos pela coligação liderada pelo partido pró-militar Palang Pracharath.

Prayut era chefe do exército quando tomou o poder num golpe sem derramamento de sangue em maio de 2014, após meses de manifestações antigovernamentais terem impedido a realização de eleições nesse ano.

Autoritário e ultra monárquico, o general silenciou qualquer voz dissidente à frente da junta militar e adiou várias vezes as eleições.

Em 2019, foi nomeado líder do governo civil, na sequência de eleições que observadores internacionais classificaram como pouco transparentes.

Entre 2020 e 2021, o seu governo utilizou a força policial para reprimir as manifestações lideradas por estudantes universitários que exigiam reformas no país, incluindo a reforma da monarquia, quebrando o tabu em torno da família real.

Desde então, mais de 200 pessoas, incluindo menores, foram acusadas de lesa-majestade e sedição pelo seu ativismo pacífico, o que pode levar a longas penas de prisão.

De acordo com uma sondagem publicada no domingo passado pela consultora pública NIDA, os dois principais partidos da oposição lideram as sondagens, com 49,75% para o Thai Puea Thai e 17,40% para o reformista Move Forward.

Em terceiro lugar está a nova Nação Unida Tailandesa conservadora, com 11,75% de apoio, liderada pelo atual primeiro-ministro, à frente do Partido Democrata, com 5,40%.

De acordo com a NIDA, 38,20% dos inquiridos mostram apoio a Paetongtarn Shinawatra, de 36 anos e recém-chegado à política, como futuro primeiro-ministro, à frente do Thai Puea Thai, seguido de Pita Limjaroenrat (15,75%), do progressista Move Forward - e Prayut (15,65%).

Paetongtarn faz parte do popular clã Shinawatra, que ganhou todas as eleições desde 2001, e é filha de Thaksin Shinawatra, primeiro-ministro de 2001 a 2006, e sobrinha de Yingluck, chefe de governo de 2011 a 2014.

Thaksin e Yingluck foram ambos expulsos em golpes militares antes de poderem terminar os seus mandatos e encontram-se atualmente no exílio.

A votação em maio irá eleger cerca de 500 membros do parlamento, embora a eleição do executivo envolva também 250 membros do Senado, que foram escolhidos a dedo pela antiga junta militar e têm um mandato até 2024.

Leia Também: Eleições na Tailândia marcadas para 14 de maio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório