Uma mulher vai receber uma indemnização de 70 mil euros da Câmara Municipal de Palma, na ilha espanhola de Maiorca, após ter tropeçado numa tampa de esgoto, que estava um centímetro e meio levantada.
Segundo o jornal espanhol Ultima Hora, o caso remonta a agosto de 2017, quando a mulher de 55 anos atravessou uma passadeira durante a madrugada. A mulher não se apercebeu da existência da tampa de esgoto porque estava pintada de branco, à semelhança das faixas da passagem de peões.
Um relatório da Emaya, a companhia de águas responsável pelos esgotos na região, revelou que a vítima tropeçou numa pequena aba que permite que a tampa seja levantada. Esta aba tem apenas um centímetro e meio de altura, mas foi o suficiente para a mulher tropeçar e cair.
A queda teve consequências graves para a vítima, que caiu sobre o cotovelo direito. Foi submetida a duas intervenções cirúrgicas e teve de colocar uma prótese na articulação. Atualmente, ainda sofre com as consequências da queda, entre as quais limitações de movimento no braço direito, que a impedem de cozinhar e vestir-se sozinha.
O Tribunal Superior de Justiça das Ilhas Baleares baseou-se nas consequências do acidente e não na queda em si para estipular a indemnização de 70 mil euros, escreve o Ultima Hora.
Segundo a decisão do tribunal, os peões "não podem ser obrigados a perceber que a situação do pavimento nestas passagens não está correta, especialmente quando a tampa é da mesma cor que a estrada, e a existência de uma saliência é dificilmente perceptível".
Leia Também: Quatro homens raptados por alegado roubo de droga em Málaga. 15 detidos