Um mural de Banksy chamado 'Battle to Survive a Broken Heart' ('Batalha para Sobreviver a um Coração Partido', em português), pintado na parede de um armazém no bairro de Brooklyn, em Nova Iorque, no ano 2013, vai ser leiloada na Guernsey's, a casa de leilões da cidade norte-americana, a partir do dia 21 de maio. As receitas serão doadas à Associação Americana do Coração em homenagem a um pai, que morreu vítima de ataque cardíaco.
O armazém onde a obra foi feita era de uma empresa de construção de telhados e de remoção de amianto, que entretanto foi demolido. No entanto, a família proprietária guardou a obra de quase quatro toneladas e 1,80 metros de altura durante mais de uma década.
Maria Georgiadis, da família proprietária do armazém, contou que o valor do leilão será doado à Associação Americana do Coração em homenagem ao pai, Vassilios Georgiadis, que dirigia a empresa e morreu, há quatro anos, aos 67 anos, vítima de um ataque cardíaco.
"É muito significativo para nós porque ele adorava-o e era tão cheio de amor. É um coração com ligaduras. Todos nós temos amor e passamos por coisas em que colocamos um penso rápido por cima e seguimos, certo? É assim que vejo as coisas", contou Maria Georgiadis ao jornal The Standard.
Ulrich Blanche, um professor de história da arte da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, classificou a peça como "muito bem executada" e saudou a decisão de Banksy de a colocar na zona portuária de Red Hook, em Brooklyn.
"Na altura não era fácil chegar a esta parte de Nova Iorque. Banksy queria que as pessoas fossem a sítios da cidade que nunca tinham visto e também gostassem dele", acrescentou o especialista.
Leia Também: Detetive espanhol descobre identidade de Banksy após "aposta com filhos"