Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Quatro homens raptados por alegado roubo de droga em Málaga. 15 detidos

Os homens foram torturados e privados de bens essenciais. Uma das vítimas, que era diabética, foi resgatada já inconsciente e passou mais de um mês no hospital.

Quatro homens raptados por alegado roubo de droga em Málaga. 15 detidos
Notícias ao Minuto

23:02 - 23/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Quatro homens foram raptados e sujeitos a atos de tortura em Marbella, na província espanhola de Málaga, devido ao alegado roubo de mais de uma tonelada de haxixe. Segundo a imprensa local, que cita a Polícia Nacional, 15 pessoas foram detidas pelo alegado envolvimento no rapto.

De acordo com o jornal espanhol El Mundo, as autoridades acreditam que o rapto está relacionado com o roubo de 1.500 quilogramas de haxixe. O crime remonta ao passado dia 2 de dezembro, mas a operação foi agora dada como terminada com as últimas detenções.

Os quatro homens foram surpreendidos na casa de um deles, em Marbella, quando um grupo de “seis a oito pessoas armadas” lhes “amarraram as mãos e os pés e os levaram numa carrinha para outra casa na cidade de Málaga”.

Durante o período de sequestro, foram “algemados, sujeitos a espancamentos, tortura, ameaças e privados de bens de primeira necessidade, como alimentos e medicamentos”. O objetivo seria levar as vítimas “até ao limite” para que “fornecessem informações sobre o destino” do produto estupefaciente.

Através do telemóvel das vítimas, os raptores contactaram os seus familiares e exigiram um resgate de cinco milhões de euros, com ameaças de que “nunca mais viriam os seus entes queridos vivos”. 

Os quatro homens foram dados como desaparecidos entre os dias 4 e 5 de dezembro e as autoridades rapidamente perceberam que estavam interligados devido às suas semelhanças.

Durante as investigações, um dos homens foi libertado pelos raptores e as buscas continuaram pelo paradeiro das outras três vítimas, uma das quais tinha diabetes. Cerca de uma semana mais tarde, as autoridades conseguiram localizá-las numa vila em Marbella.

O homem com diabetes já se encontrava em estado crítico, tendo sido o primeiro a ser libertado devido “à pressão policial e ao medo dos raptores terem medo de serem acusados de homicídio”. A vítima já se encontrava inconsciente e ficou internada no hospital durante mais de um mês.

No local do sequestro, quatro pessoas foram detidas, tendo as restantes 11 sido localizadas ao longo dos últimos meses.

Do total de 15 suspeitos, 13 foram detidos na província e dois em Granada. Todos estão acusados dos crimes de rapto, associação criminosa, posse ilegal de arma, roubo com violência, roubo de veículos e documentação falsa. 

Durante a mais recente operação, foi dado cumprimento a seis mandados de busca domiciliárias em Marbella, Benahavís e Estepona, que culminaram na apreensão de produto estupefaciente, uma pistola, munições, cerca de 50 mil euros embalados a vácuo, vários veículos e matrículas falsas.

Leia Também: Menino de dois anos morre dias após cair em piscina em Espanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório